. Viação São Gabriel

Após ultimato da Prefeitura, a Viação São Gabriel regularizou a circulação dos ônibus urbanos em São Mateus. Antes, havia pedido um subsidio de R$ 1,5 milhão para cumprir o estabelecido em contrato de concessão. Apesar de não dar informações sobre as decisões da empresa, nesta semana os veículos passaram a circular somente com motoristas, sem os cobradores. Esta coluna ficou sabendo que, a princípio, os cobradores ficarão dois meses afastados do trabalho. Mas, como a empresa vem num movimento crescente de diminuir o número de funcionários, o temor é que estes profissionais percam os seus empregos.

 

. Petrocity I

A Petrocity Portos parece estar mais próxima de iniciar as obras na retroárea do complexo portuário. Tanto que nesta semana uma comitiva de diretores trouxe a São Mateus o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União no Espírito Santo, Márcio Furtado, para uma reunião com o prefeito. Na pauta, além de reivindicar a mudança de fase da rede elétrica de Uruçuquara e Barra Seca, também foi pedido empenho político para obras de melhorias na BR-381, com a duplicação do trecho entre São Mateus e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

Leia também:   Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em São Mateus

 

. Petrocity II

A BR-381 é um importante corredor logístico ligando os vales do Aço e do Rio Doce em Minas Gerais com a BR-101 no norte no Espírito Santo. As obras de duplicação podem representar um grande salto para o desenvolvimento do leste mineiro e norte capixaba, além do sul baiano. A reivindicação da Petrocity se junta aos anseios da comunidade local. No entanto, as obras dependem de boa vontade política, tanto do Governo Federal quanto do Governo Estadual, já que o trecho mineiro é de responsabilidade da União e o capixaba foi estadualizado.

 

. Boa vontade política

Aliás, o franco desenvolvimento desta porção do território brasileiro que envolve o norte do Espírito Santo, o leste de Minas Gerais, no Sudeste, e o sul da Bahia, no Nordeste, depende mesmo de boa vontade política. Além do complexo portuário que se vislumbra em São Mateus, prometendo investimentos bilionários em infraestrutura e logística, há ainda a exploração da reserva de sal-gema localizada nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus, que há décadas aguarda por um projeto de exploração econômica.

Leia também:   Motorista de caminhão morre em colisão com carreta na BR-101 em Linhares

 

. Mais ajuda quem não atrapalha

Outro empecilho para que esse território bombe no desenvolvimento é o movimento contrário aos empreendimentos que se vislumbram no norte capixaba. Para o diretor-presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva, tem gente que, além de torcer contra, movimenta-se nos bastidores para atrapalhar os empreendimentos. Foi assim com a exploração de sal-gema que parecia sair do papel no início dos anos 2000, mas sofreu um movimento contrário de políticos do Nordeste, alegando proteger a economia do Rio Grande do Norte.

 

. Integração de comarcas

A integração das Comarcas de Jaguaré e São Mateus desperta preocupação nos jaguarenses. Nesta semana, o vereador Gustavo Sossai manifestou-se contra a decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo de integrar as comarcas, que afeta também Pedro Canário, que se integra à Comarca de Conceição da Barra, além de Boa Esperança e Pinheiro, Mucurici e Montanha. Gustavo Sossai convoca as demais autoridades a unirem esforços com a OAB que já entrou com efeito suspensivo no Conselho Nacional de Justiça. “O momento é de união! Mas entendo que a OAB, muito bem conduzida pelo Dr. Patrick Malverdi, tem feito tudo o que é possível” – comentou o vereador.

Leia também:   Policiais são alvos de tiros de submetralhadora em Pedro Canário

 

. Saúde I

Por meio de uma emenda impositiva do deputado federal Sérgio Vidigal, a Saúde de São Mateus receberá quase R$ 600 mil para fortalecer a estruturação e integração do sistema de saúde. Sérgio Vidigal, que é médico, disse entender que, diante do cenário de pandemia, é importante o pleno funcionamento do SUS para o enfrentamento da covid-19.

 

. Saúde II

Presidente municipal do PDT, partido do deputado Sérgio Vidigal, o secretário de Comunicação Júnior Eler disse que o Município só tem a agradecer pelo dinheiro destinado à Saúde. “Investir em saúde é investir na vida. O doutor Sérgio Vidigal, que é um grande homem público e médico conceituado, sabe muito bem disso. Através do prefeito Daniel Santana, só temos a agradecer. Tudo o que vier para amenizar o sofrimento do nosso povo durante essa pandemia é bem-vindo. A nossa luta é pela preservação da vida”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here