• Passagens mais caras

Os usuários do transporte coletivo urbano de São Mateus vão pagar mais caro pela passagem a partir de segunda-feira (10). A Viação São Gabriel informou nesta sexta-feira (7) que o preço da tarifa de ônibus vai subir de R$ 2,95 para R$ 3,05, um aumento de 3,3%. A correção da tarifa ficou abaixo do salário-mínimo, reajustado em 4,7%, e da inflação, que fechou 2019 em 4,31%, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

  • Ano político

Com o fim do recesso parlamentar o ano político começou de fato no Brasil. E de volta à Câmara de São Mateus, os vereadores já percebem a efervescência do clima das eleições deste ano. Nos bastidores, comenta-se que o vereador Carlos Alberto, vice-presidente da Mesa Diretora, teria colocado o nome dele à disposição do partido, o PSB, para ser pré-candidato a prefeito. No entanto, internamente, ele deve enfrentar um forte embate com o ex-prefeito Amadeu Boroto e com o deputado estadual Freitas, que também estariam cogitados como pré-candidatos ao Executivo Municipal.

  • Clima quente

Como a forma de disputa eleitoral neste ano será diferente, a temperatura no território da política também será mais quente do que a da eleição passada. O corpo parlamentar terá que dividir a agenda entre os contatos frequentes com as bases e as tarefas do Legislativo, já que é cada um por si. Como as eleições municipais serão as primeiras sem coligações para o pleito proporcional, os partidos não poderão aproveitar as votações de siglas aliadas para escolher os representantes nas câmaras municipais.

  • Números

Uma das primeiras ações da Câmara de São Mateus em 2020 foi apresentar o balanço das atividades parlamentares de 2019. Segundo o relatório, em 2019 foram apresentadas 940 indicações, 57 requerimentos, 49 moções, 102 projetos de lei, 73 projetos de decreto. A Câmara ainda realizou 46 sessões ordinárias e nove sessões extraordinárias. O relatório consta ainda os projetos encaminhados pelo Executivo apreciados em Plenário. Em 2019, foram 26 projetos de lei do Executivo, sendo 20 aprovados, um rejeitado, três ainda tramitando, um devolvido e um paralisado. Também foram apresentados e aprovados um projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal e um projeto de lei complementar.

  • Embate da gasolina

Nesta semana o brasileiro acompanhou atônito o embate entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores. Enquanto o presidente afirmava que iria zerar os impostos federais sobre os combustíveis, alguns poucos governadores se manifestaram com explicativas sobre como é formado o preço para o consumidor final. O índice dos impostos estaduais incididos sobre o valor da gasolina e do diesel, por exemplo, é muito superior ao percentual dos impostos federais. Como se sabe, de onde se tira, deve se repor, a dúvida é: De onde os governos estaduais tirarão recursos para recompor as suas receitas, caso o presidente vença esse embate, que já tem um certo apelo popular?

  • Café solúvel

Os EUA foi o maior importador de café solúvel brasileiro no ano passado com a aquisição de 15,3 mil toneladas (255 mil sacas de 60kg), o que corresponde a 17% do total exportado em 2019 pelo Brasil. A exportação de solúvel equivale a 4 milhões de sacas e os maiores importadores, além dos norte-americanos, foram Rússia (9,7%), Indonésia (7,3%), Japão (7%) e Argentina (6,1%).

  • Embrapa Café

De acordo com a Embrapa Café, tal performance constitui um novo recorde para o setor de café solúvel do Brasil, pois representou aumento de 7% em comparação com 2018, cujas exportações atingiram 85,97 mil toneladas, volume equivalente a 3,72 milhões de sacas de 60kg. Esse recorde pode ser atribuído à reconquista de certos mercados compradores do café solúvel brasileiro que foram prejudicados em 2016 e 2017, em decorrência da queda acentuada na produção de café conilon no Espírito Santo, em função da severa crise hídrica. O conilon é matéria-prima na produção do café solúvel.

  • Aeroporto de Vitória

O Aeroporto de Vitória foi bem avaliado pelos passageiros que utilizaram o terminal durante o 4º trimestre de 2019, quando ainda era administrado pela Infraero. É o que aponta a Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, apresentada nesta semana pelo Ministério da Infraestrutura. Passageiros atribuíram notas de 1 a 5 para 32 indicadores, sendo um de Satisfação Geral, o qual o Aeroporto de Vitória ficou com 4,64, avanço de 1,5% em relação à sondagem do mesmo período de 2018. Os indicadores mais bem avaliados pelos viajantes de Vitória foram: Tempo de fila na inspeção de segurança (4,76), disponibilidade de sanitários (4,54), limpeza dos sanitários (4,64), disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,66) e limpeza geral do aeroporto (4,77).

  • Segundo melhor

Na categoria de aeroportos que movimentam até 5 milhões de passageiros ao ano, que reúne oito terminais, o Eurico de Aguiar Salles, o Aeroporto de Vitória, ficou com a segunda melhor nota, atrás apenas do Aeroporto de Florianópolis, com 4,78. A média da categoria foi 4,50. Já no cômputo geral, que soma 20 aeroportos, o terminal foi apontado como o segundo melhor da região Sudeste, atrás do Aeroporto de Campinas, com 4,80. A pesquisa ouviu 20.835 passageiros domésticos e 4.113 internacionais entre os meses de outubro e dezembro do ano passado. A sondagem também aponta que 93,5% dos passageiros avaliaram os aeroportos brasileiros como bons ou muito bons no último trimestre.

  • Infraero

Desde o dia 3 de janeiro a Infraero não é mais administradora do Aeroporto Internacional de Vitória. O presidente da empresa, brigadeiro Helio Paes de Barros, lembra que a Infraero entregou à iniciativa privada um terminal totalmente reformado e seguro, o que colabora com as avaliações positivas da pesquisa. “O resultado dessa pesquisa demonstra que entregamos ao novo operador aeroportuário do Aeroporto de Vitória, um terminal moderno e bem avaliado pelos passageiros que o utilizam. Posso garantir que os demais terminais administrados pela empresa contarão com o mesmo nível de performance e segurança até que as atividades sejam totalmente transferidas à iniciativa privada” – pontuou o gestor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here