. Oportunidade para estagiários e recém-formados

No momento em que o Governo Federal anuncia a suspensão de bolsas devido aos cortes impostos pelo Ministério da Educação, a iniciativa privada oferece oportunidade aos jovens e recém-formados. Nesta semana, a Suzano abriu inscrições, online, para dois programas para 2020. O de Estágio, com inscrições abertas até o dia 6 de outubro, oferece vagas para estagiários nas unidades de Aracruz (ES), Imperatriz e São Luis (MA), Mucuri e Nova Viçosa (BA), Três Lagoas (MG), Itapetininga, Jacareí, Limeira, Suzano e São Paulo (SP). Já o Jovem Engenheiro, com inscrições até o dia 23 de setembro, oferece oportunidades nas cidades de Aracruz (ES), Belém (PA), Fortaleza (CE), Imperatriz (MA), Mucuri (BA), Três Lagoas (MS), Jacareí, Limeira, Suzano e São Paulo (SP).

. Dinheiro na mão
O Banestes anunciou nesta semana que o Aplicativo do banco passa a realizar antecipação de recebíveis do Banescard. A nova funcionalidade, disponibilizada no aplicativo transacional do Banestes, proporciona ainda mais comodidade e agilidade aos clientes, sem cobrança de taxas, segundo o banco. Agora, é possível aos correntistas do banco realizarem a antecipação de recebíveis do Banescard pelo aplicativo, de forma ainda mais prática. Para realizar a antecipação, que anteriormente era possível apenas via Internet Banking ou agência, basta que o cliente acesse o App Banestes e siga para a área do menu, na qual encontrará a opção Antecipação de Recebíveis. Em poucos cliques, a operação é realizada e o valor é creditado ao cliente, sem cobrança de IOF.

. Investimentos em tecnologia
O Banestes anunciou que tem realizado investimentos em tecnologia da informação e comunicação pensando em oferecer melhorias nos serviços bancários digitais. De acordo com o banco, somente no primeiro semestre deste ano, foram investidos R$ 6 milhões na modernização dos sistemas de informação, na infraestrutura de comunicação e na segurança da informação. Os trabalhos estão focados na ampliação de prestação de serviços pelos canais digitais, principalmente nos canais Internet Banking, aplicativo Banestes e Banestes. Corp, este último, voltado para cliente pessoa jurídica, e no lançamento dos aplicativos Banestes Cartões e Abre Contas Banestes.

. Votação de concessão
O presidente da Câmara de São Mateus, vereador Jorge Recla, o Jorginho Cabeção, anunciou que a votação do projeto de lei do Executivo que autoriza contrato de programa com a Cesan para que a estatal assuma os serviços de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário do Município acontecerá na próxima sessão do Legislativo, na terça-feira (10). As informações são da Secretaria de Comunicação da Câmara.

. Comissão discute Saae
Conforme lembrou o Legislativo Municipal, paralelamente à tramitação da proposição, uma comissão formada por representantes da Câmara, Prefeitura, Cesan, direção e funcionários do Saae discute, de forma alternativa à concessão, a viabilidade de manter a autarquia municipal em atividade com novo modelo de gestão, realinhamento de tarifas e busca do reequilíbrio financeiro para novos investimentos.

. Reforma da Previdência
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019, que trata da Reforma da Previdência, está pronta para ir a votação no Senado. No plenário, a proposta será submetida a dois turnos de votação e só será aprovada se tiver os votos de pelo menos 49 dos 81 senadores nos dois turnos. Na quarta-feira (5), os senadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram o texto base com algumas alterações e ajustes redacionais do que havia sido votado na Câmara dos Deputados.

. Nenhum benefício menor que um salário mínimo
Para o professor e advogado previdenciário André Luiz Moro Bittencourt, uma das grandes novidades do texto aprovado é a que prevê que nenhum benefício do Regime Geral de Previdência (INSS) poderá ter valor inferior ao salário mínimo, o que repercute muito nas pensões por morte. “Isso foi um avanço porque no texto aprovado pela Câmara dos Deputados retirava tal garantia. Vale destacar ainda a manutenção do valor real dos benefícios e a redução da idade para professoras” – ressaltou o advogado.

. Principais mudanças na reforma
Conforme destaca o professor André Luiz Moro Bittencourt, entre as principais mudanças na reforma previdenciária destacam-se: idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, tempo mínimo de contribuição de trabalhadores do setor privado de 20 anos para quem ingressar no sistema após a reforma. Para os que já estão vinculados, o período continua sendo de 15 anos para mulheres.

. Professores
Na aposentadoria de professores, a idade passa a ser de 51 anos para mulheres e 56 anos para homens, além de comprovação de 25 anos de magistério para mulheres e 30 anos para homens. Já para os que trabalham como policiais federais, legislativos, civis do DF e agentes penitenciários a idade mínima será de 55 anos para ambos os sexos.

. PEC Paralela
Na mesma sessão de quarta-feira, os senadores da CCJ aprovaram a PEC Paralela que prevê a inclusão de estados e municípios na reforma, bem como a cobrança de contribuições previdenciárias de entidades filantrópicas e regime simplificado de tributação para pequenas empresas. A PEC Paralela ainda seguirá para apreciação no plenário do Senado e depois segue para a Câmara dos Deputados. Por isso, o trâmite deve ser um pouco mais demorado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here