• Luta por preço justo do café
Esta semana começou com manifestação de cafeicultores capixabas que reivindicam preço justo do café. Protestos foram registrados na BR-101, em Jaguaré e em Linhares. Neste sentido, o deputado federal Evair de Melo, vice-presidente da Frente Parlamentar do Café, já havia enviado ao Ministério da Agricultura, em abril, um pedido de revisão dos preços mínimos do café, definidos pela Conab. A saca de conilon ficou em R$ 210,13 e a de arábica em R$ 362,53, ambos no período de abril de 2019 a março de 2020. No entanto, conforme os produtores da região, os valores não cobrem o custo da produção, podendo chegar até R$ 313, o conilon, e R$ 553, o arábica, segundo a Cedagro.

• Prejuízos aos cafeicultores
A realidade no campo, e já há muito tempo, traduz perfeitamente o ditado popular que diz: pode mais quem chora menos. Os grandes produtores de café sofrem prejuízo com os preços em baixa, mas normalmente têm fôlego para aguardar até que o preço melhore para comercializar o produto com um ganho maior. No entanto, os pequenos produtores, que dependem da venda imediata da produção para pagar as dívidas contraídas e recuperar um pouco o investimento a fim de se manter na atividade, estão amargando anos consecutivos de prejuízos. Primeiro, com a crise hídrica iniciada em meados de 2013. Depois, com a consequente queda na produtividade das lavouras. E, agora, com o preço lá embaixo.

• Huck e Hartung
O apresentador de TV Luciano Huck ministrou palestra quarta-feira (14) no Centro de Convenções de Vitória. Ciceroneado pelo ex-governador Paulo Hartung, Huck veio falar aos capixabas sobre política, abordando as perspectivas do Brasil. Ele tem intensificado suas articulações políticas em todo o País, ensaiando uma possível candidatura a presidência da República. Tem sido ajudado por Paulo Hartung, que lhe orienta não só em suas movimentações, mas também afinando o discurso nas questões sociais, econômicas e de gestão. Tem quem afirme que Hartung possa vir a ser candidato a vice-presidente na chapa de Huck.

• Bandes altera estrutura organizacional
Os titulares das novas diretorias do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Luiz Fernando de Mello Leitão e Maria Emília Vieira da Silva, tomaram posse nesta semana na Diretoria de Negócios e na Diretoria Operacional do banco capixaba, respectivamente. A adaptação segrega funções da antiga Diretoria de Crédito e Fomento, antes responsável tanto pelo atendimento comercial e prospecção de clientes quanto pela análise e acompanhamento de projetos e a operacionalização de fundos operados pelo banco. Os gestores se juntam ao diretor-presidente, Maurício Cézar Duque, e ao diretor de Administração e Finanças, Iranilson Casado Pontes. A mudança organizacional interna comunica a transição do banco para um modelo mais focado em uma política econômica baseada na meta de crescimento da produção industrial e da infraestrutura do Espírito Santo.

• Cliques fraudulentos devem gerar 42 bilhões de dólares de prejuízo em 2019
A indústria de cliques fraudulentos em publicidade digital deve causar um prejuízo de 42 bilhões de dólares em 2019, de acordo com a consultoria Juniper Research. O executivo da ClickCease, empresa que combate fake cliques, Michel Primo, afirma que, de modo geral, as fraudes se dividem em duas categorias. “Tem dois tipos de fraude. A de concorrentes que promovem os clicks artificiais para prejudicar outras empresas que competem com ela no mercado. Então, ela quer, na verdade, consumir o orçamento do concorrente. E existem um segundo tipo de fraude, que é a fraude de veículos, sites, portais, que procuram promover uma audiência maior do que a real para poder ter uma receita publicitária maior do que deveriam” – explica.

• Brasil é um dos principais mercados da publicidade digital
Para o especialista em direito digital Frank de Oliveira, o Brasil é um dos principais mercados mundiais na publicidade digital e, por isso, se torna alvo desse tipo de golpe. Segundo a ClickCease, entre as melhores estratégias para evitar golpes na publicidade digital, está a escolha adequada dos parceiros que fazem parte do ecossistema de marketing da empresa. Segundo estimativa da Juniper Research, o prejuízo causado por cliques fraudulentos deve bater a marca dos 100 bilhões de dólares anuais em 2023.

• Uso de robôs nas fake cliques
Segundo Michel Primo, as chamadas Click Frauds envolvem ações que forçam o anunciante a gastar com cliques que não foram feitos por consumidores reais. Nesse caso, robôs clicam de maneira consecutiva em anúncios e fazem o responsável por ele pagar por visualizações que não atingiram potenciais clientes verdadeiros –ou seja, não há ganho direto para o responsável pelo golpe. As Ad Frauds, por outro lado, são estratégias que fazem com que as empresas paguem por visualizações e interações com anúncios em sites maliciosos sem obter qualquer retorno publicitário com isso. Um exemplo são páginas com conteúdo fake que recebem um volume alto de tráfego, mas que não entregam qualquer retorno para o anunciante.

• Modernização dos partidos políticos
Os deputados federais Felipe Rigoni, do Espírito Santo, e Tabata Amaral, de São Paulo, e o senador Alessandro Vieira, de Sergipe, são coautores de um projeto de lei que propõe a modernização dos partidos políticos. O texto foi elaborado em parceria com os movimentos Transparência Partidária, Acredito e Livres, e tem o apoio de pelo menos outros dez parlamentares, entre deputados e senadores de diferentes partidos. A proposta, que tem quatro eixos –transparência, democracia interna, equidade e integridade– exige dos partidos políticos brasileiros mais transparência nas ações.

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