. De olho no prazo para concessão à Cesan

O vereador Francisco Amaro, líder do prefeito na Câmara de São Mateus, fez um alerta quanto ao prazo para se formalizar a proposta de contratação de programa a ser celebrado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Cesan, para a prestação de serviços de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgotos em todo o Município. De acordo com ele, é preciso que o Município tome logo uma decisão, lembrando que foi aprovado no Senado um novo conjunto de regras para o saneamento básico no Brasil que proíbe este tipo de contrato.

. O que muda no saneamento básico

Conforme o novo conjunto de regras para o saneamento básico no Brasil, aprovado de forma simbólica no Senado no dia 6 de junho, fica proibida a celebração de contrato de programa, convênio, termo de parceria ou outros instrumentos administrativos. Por emenda, será aceita a prorrogação dos contratos de programa por uma única vez até a amortização dos investimentos. Os contratos de programa são firmados entre estados e municípios para prestação dos serviços de saneamento em colaboração e não exigem licitação.

. Novo marco regulatório

O novo marco regulatório está contido no PL 3.261/2019, apresentado pelo senador Tasso Jereissati, do Ceará, para substituir a Medida Provisória 868/2018, que perdeu a validade antes de ser votada. O projeto está agora na Câmara dos Deputados.

. Menos feriadões

Para quem gosta de aproveitar um feriado num final de semana prolongado, a notícia não é muito agradável. É que, neste segundo semestre de 2019, apenas um feriado, com exceção do Natal –25 de dezembro, quarta-feira– e do Dia de São Benedito, comemorado em São Mateus no dia 27 de dezembro –numa sexta-feira–, cai em dia útil da semana. É o Dia da Proclamação da República, em 15 de novembro, que será numa sexta-feira. As demais datas comemorativas –Dia da Independência em 7 de setembro, Aniversário de São Mateus em 21 de setembro, Dia das Crianças em 12 de outubro, e Finados, 2 de novembro– serão todas ao sábado.

Leia também:   Polícia Civil prende investigado por crime de homicídio em São Mateus

. Bom para o comércio

Se o trabalhador perde algumas oportunidades de descanso, por outro lado o comércio tem a chance de faturar com menos dias perdidos no ano. Uma reclamação recorrente do empresariado brasileiro são as sequências de feriados que fazem os meses terem os dias úteis reduzidos. Mas para o comércio, conforme o diretor regional do Sindicomerciários, José Amaral, as datas comemorativas são uma boa chance de aumentar o faturamento, não importando se cair em dia útil, ou não. Para ele, o brasileiro já está acostumado com os feriadões e têm o hábito de antecipar as compras.

. Bendita segunda-feira

Uma proposta defendida por José Amaral é transferir os feriados que caem em sábados para segunda-feira. De acordo com ele, transformar o sábado em dia útil seria uma boa oportunidade de aumentar ainda mais o faturamento, já que o brasileiro tem o costume de fazer compras geralmente aos sábados. Ele afirma ainda que, como a segunda-feira é dia de movimento fraco no comércio, o trabalhador aproveitaria para descansar e retornar ao labor na terça-feira renovado.

Leia também:   Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em São Mateus

. Bolada em São Mateus

Nesta semana, uma aposta de São Mateus faturou o prêmio de R$ 3 milhões no sorteio da Quina de quarta-feira (31/07). Segundo um apostador, o prêmio foi para um bolão com 12 cotas, feito na Ilha de Guriri, sendo que cada uma das cotas faturou o valor aproximado de R$ 300 mil. Ele disse ainda que já tem apostador atrás de Corolla para comprar.

. Sessão itinerante da Câmara de São Mateus

A Câmara de São Mateus realizou nesta semana a primeira sessão ordinária itinerante do ano. Por requerimento do vereador Jerri Pereira, a reunião aconteceu terça-feira (30/07), na Escola Municipal Maria Francisco Nunes Coutinho, em Nativo de Barra Nova.

. Revolução digital do jornalismo

A ex-editora-executiva do New York Times fez uma análise profunda da revolução digital no jornalismo no livro Merchants of Truth (Mercadores da verdade). Trata das transformações, ou estragos, que a revolução digital provocou no jornalismo. Um dos pontos abordados por ela é a dolorosa transição que os veículos impressos tiveram de fazer para áudio e vídeo, essenciais na web, além das fake news, que empesteiam o mundo virtual, sem que o leitor/espectador se dê conta de que são mentiras deliberadas.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

. Retração do impresso

E é nesse passo da revolução digital que a Rede Gazeta anunciou nesta semana profundas mudanças, afirmando que descontinuaria de imediato o jornal Notícia Agora, que já foi extinto, e que o principal veículo impresso, o jornal A Gazeta, deixará de ser diário, passando a circular só uma vez por semana, aos sábados.

. Reformulação editorial equivocada

Na verdade, o jornal A Gazeta vinha perdendo mercado desde o final dos anos 1990, quando passou por uma reformulação editorial equivocada, contratando uma equipe de jornalistas paulistas, que prejudicou a linha editorial do jornal. Além de perder a liderança do mercado capixaba para o jornal A Tribuna, de Vitória, lançou um outro veículo, com o nome de Notícia Agora, que também lhe roubou assinantes, agravando a sua crise jornalística e de circulação.

. Referência para o norte

No mundo inteiro os jornais impressos continuam tendo os seus espaços no mercado jornalístico. O próprio New York Times é um bom exemplo de jornal que se reinventou fazendo as adaptações necessárias ao mundo digital. E este é o caminho que a Tribuna do Cricaré faz, mantendo o jornal diário impresso e fortalecendo cada vez mais o Portal TC Online (www.tconline.com.br), que hoje é a maior e melhor referência de informações jornalísticas para o norte do Espírito Santo.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here