. Leilão da Cridasa

O leilão judicial de imóveis da Cridasa, do Grupo Infinity Bio-Energy, foi encerrado na quarta-feira (17). Apenas um imóvel rural, na localidade de Córrego do Engano, em Pedro Canário, de 48.400m², foi arrematado pela empresa Alcon pelo lance de R$ 19.951,21. Os demais lotes do leilão, inclusive uma área onde estão construídas 60 casas populares de ex-funcionários da Cridasa, em Cristal do Norte, não tiveram lances, conforme o Gestores de Leilão Eletrônico Canal Judicial.

. Ferrovia Litorânea Norte

Com estudos iniciados pelo Governo do Estado há mais de 30 anos, a proposta da Ferrovia Litorânea Norte, ligando a área portuária de Barra do Riacho, em Aracruz, ao Porto de Taquari, no sul da Bahia, está incluído na carteira de projetos da Sudene e deverá tramitar em conjunto com o Plano Plurianual 2020-2023 do Governo Federal. É uma proposta prioritária do Programa Integração Logística Regional da Sudene e agora indicada pelo secretário de Economia e Planejamento do Espírito Santo, Álvaro Duboc. A estrada de ferro ES-BA representa mais desenvolvimento para a região litorânea norte e um importante corredor logístico para a indústria capixaba, podendo vir a beneficiar as exportações de empresas como Suzano, Volare, Oxford, Agrale, Placas do Brasil, dentre outras.

. Ferrovia Litorânea Sul

Complementando a malha ferroviária do Espírito Santo, também existe a proposta de construção da Ferrovia Litorânea Sul, ligando Cariacica a Cachoeiro de Itapemirim. O assunto foi tratado no final do mês passado pelo presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Luiz Paulo Vellozo Lucas, durante reunião para constituição do Conselho de Desenvolvimento da Microrregião Litoral-Sul, instituído pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Economia e Planejamento. Na ocasião, Luiz Paulo lembrou que, além da ferrovia, o Porto Central é outro projeto de extrema relevância na expansão da infraestrutura logística do Espírito Santo que deve ser tratado como prioridade pelo conselho.

. Taxa de juros deve cair

Enquanto a Reforma da Previdência continua tramitando no Congresso Nacional, o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil vai segurando a taxa de juros em patamar altíssimo, se considerarmos que a inflação acumulada nos últimos 12 meses é de apenas 3,31%, enquanto as taxas de juros Selic estão em 6,5%. Num cenário de estagnação econômica, com altíssimo desemprego reduzindo a demanda interna, é natural que não haja pressão inflacionária e por isso é inevitável que o Governo Federal faça baixar os juros. É preciso agir rápido para destravar a retomada da economia. Empresários e trabalhadores precisam disso, para que 2019 não seja mais um ano perdido na economia nacional.

. Mercado financeiro

Até os bancos estão reconhecendo a inevitabilidade da redução de juros. Mas a ortodoxia dos dirigentes do Banco Central continua travando essa medida. Enquanto a equipe de Paulo Guedes diz que tudo será diferente após a aprovação da reforma da previdência, agentes do mercado financeiro não têm ilusões. Eles afirmam que a reforma é importante, mas não é nenhuma bala de prata e o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro deve mesmo ficar abaixo de 1% até o fim do ano. Há muito a ser feito para retomar a economia. Redução de juros, de impostos, de burocracia estatal, assim como retomada de obras de infraestrutura podem fazer a diferença em favor de milhões de brasileiros.

. Solidariedade em alta

A solidariedade está em alta em São Mateus neste mês de julho, temporada de Inverno. Encerrada no dia 4 com a entrega de agasalhos no Bairro Liberdade, a Campanha do Agasalho 2019 da Rede TC e da Rádio Kairós, com parceiros, foi sucesso. Na Ilha de Guriri, católicos da Paróquia São Daniel Comboni distribuem sopão, lanches e agasalhos para moradores em situação de rua. Solidariedade também dos roqueiros, que no dia 13 de julho comemoraram o Dia Mundial do Rock, com o I Live Aid no Planet Rock Pub, quando foram arrecadados mais de meia tonelada de alimentos. Transformados em cestas básicas, os alimentos foram distribuídos a famílias carentes de Guriri e a entidades, conforme adiantou o gestor Fabrício Buzetti. E há outras ações em andamento, de empresas e instituições como a Igreja Presbiteriana Manancial e o Grupo Escoteiro Agenor de Souza Lé, entre outros.

. Marcopolo

A Marcopolo, Ouro e Prata, Rodosoft e Innoscience inauguraram um espaço de inovação dentro do Tecnopuc em Porto Alegre. O objetivo das empresas é co-criar, ou seja, unir cliente, fornecedor, colaboradores e parceiros para juntos desenvolverem conceitos e novas maneiras de pensar soluções para as dores latentes do setor de transporte de passageiros. O parque tecnológico da PUC-RS respira inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo e abriga atualmente mais de 130 empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here