• Estrada Fátima x Vila Valério
Vereadores de Jaguaré e de Vila Valério estão empenhados na reivindicação do asfalto ligando a Comunidade de Fátima à Cidade de Vila Valério, a ES-230. Um primeiro encontro entre parlamentares dos dois municípios aconteceu nesta semana na sede do Legislativo de Jaguaré com a presença dos presidentes das Câmaras jaguarense, Aloísio Cetto, o Godero, e valeriense, Flavio Caetano. A comissão legislativa pedirá ao Governo do Estado que inclua o trecho no Programa Caminhos do Campo. Também participaram da reunião os vereadores Jorge Morelo e Cleonis Cerutti, de Jaguaré, e Cassimiro José Brumatti, Artulino Kemer e Adilson Geltner, de Vila Valério.

• ES-230
Conforme dados de 2016 do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES), a rodovia ES-230 tem início na Cidade de Jaguaré e termina na Cidade de São Gabriel da Palha. O trecho entre São Gabriel e Vila Valério, assim como entre a Comunidade de Fátima até a Cidade de Jaguaré, estão asfaltados. A via é o principal acesso à rampa de voo livre do Morro do Velhinho, que fica no território valeriense, um dos pontos turísticos da região.

• Dengue
O medo de uma epidemia de dengue assombra o norte capixaba, assim como o resto do País. Com isso, alguns municípios estão reforçando medidas para combater o mosquito. Porém, conforme explicaram gestores de saúde de Conceição da Barra e de Pinheiros, os dois municípios não têm inseticida para fazerem o bloqueio e, por este motivo, pedem a ajuda da população para ajudar a conter os focos do aedes aegypti. “Temos que montar uma estratégia para não ter óbito”, frisa o secretário de Saúde de Pinheiros, Ivan Silvestre.

• Comando do Batalhão de São Mateus
Em entrevista à Rede TC nesta semana, o comandante do Batalhão de São Mateus, tenente-coronel Mateus Garcia Pereira disse que o objetivo é dar continuidade aos projetos sociais, de artes marciais e de uma escolinha de futebol, e incentivar a abertura de novas turmas do Proerd em escolas que ficam em locais de maior vulnerabilidade. Elogiando o efetivo, disse que se sentiu muito acolhido também pela população de São Mateus. “Estou muito satisfeito com o que encontrei. Policiais abnegados, que se sacrificam pela corporação, que entendem que somos integrantes da sociedade” – comentou.

• Reincidência no crime
Um dado importante apresentado pelo tenente-coronel Mateus Garcia Pereira é em relação às prisões realizadas desde o início do ano na área do Batalhão de São Mateus, que inclui também os municípios de Pedro Canário, Jaguaré e Conceição da Barra. De acordo com ele, dos 652 detidos, 341 são reincidentes, ou seja, já possuem passagem pelo sistema prisional. Dessa forma, a taxa de reincidência foi superior a 50%. Isso significa que, a cada duas pessoas detidas, uma já passou pela polícia.

• Diversificação agrícola em Cristal do Norte
Após encerrado o ciclo da cana de açúcar, com o fechamento da usina Cridasa, os moradores de Cristal do Norte, zona rural de Pedro Canário, tiveram que optar pela diversificação agrícola. Hoje, a localidade se destaca na produção de café conilon e pimenta-do-reino, segundo o presidente da Associação Semeando o Futuro, Juscelino Rosa de Oliveira. De acordo com ele, a fruticultura também tem gerado bons resultados. “A gente fica feliz quando vem alguém interessado em plantar uma cultura diferente. Isso gera emprego e renda” – salientou.

• Primeira praça do leilão da Cridasa
Terminou às 14h de quinta-feira (27) o período para lances da primeira praça do leilão dos terrenos da Cridasa. A segunda praça será encerrada, no mesmo horário, no dia 17 de julho. Os imóveis estão avaliados em R$ 19,4 milhões de uma área total de 1.112 hectares. O terreno onde estão construídas 60 moradias possui uma área total 67,7 hectares e está avaliado em R$ 3,398 milhões.

• Huck na UVV
Está confirmada a presença de Luciano Huck no evento O futuro do Brasil, programado para acontecer em agosto na Universidade Vila Velha (UVV). Huck vem a convite do ex-governador Paulo Hartung, que também é chanceler da instituição e mantém boa relação com o apresentador.

• Cooperativas nas telecomunicações
Projeto que permite cooperativas prestarem serviços de telecomunicações, de autoria do deputado federal Evair de Melo, foi aprovado por unanimidade esta semana na Comissão de Trabalho da Câmara Federal. Presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Evair estima que 20% da população brasileira vivem no interior, sendo que muitas dessas pessoas residem em municípios pequenos, às vezes isolados em comunidades rurais. O deputado frisou que os novos recursos tecnológicos de comunicação precisam chegar a esses cidadãos e que o cooperativismo está apto a fornecê-los.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here