PANDEMIA

A pandemia começa a dar sinais de arrefecimento no Espírito Santo. Uma análise publicada nesta edição do jornal Tribuna do Cricaré do 1º semestre de 2021 mostra a redução de casos e de mortes no mês de junho em relação a maio. O Governo do Estado, que chegou a determinar uma quarentena no mês de março que durou até o início de abril em um dos momentos mais críticos da pandemia, agora realiza a desmobilização de leitos de covid-19, já que o número de internação tem diminuído. Em São Mateus, a Secretaria de Educação se prepara para a retomada das aulas presenciais, mesmo que ainda de forma híbrida e com revezamento semanal de alunos em sala de aula. Também já existem articulações em torno das comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, quando a capital do Estado é transferida simbolicamente para São Mateus. Que possamos nos despedir logo, sem saudades, desse momento aterrador da humanidade.

 

VOLTA ÀS AULAS

E a previsão de retomada das aulas na rede municipal de ensino de São Mateus deixa os ambientes escolares mais alegres. Conforme afirmou a esta coluna o secretário José Adilson Vieira de Jesus: “A gente gosta de ver criança na escola”. O avanço na vacinação e o recuo na quantidade de novos casos e mortes no Município dão o tom de otimismo aos profissionais da educação. Na manhã de ontem, por exemplo, comandadas pela diretora Maristela Salvador, professoras e demais colaboradoras da Escola Ouro Negro, em Guriri, animadas, pintavam os equipamentos utilizados pelas crianças, contribuindo com os reparos que estão sendo feitos pela Prefeitura nas unidades de ensino para a retomada das aulas presenciais, marcada para ocorrer no dia 19.

Leia também:   Prefeitura intensifica manutenção de estradas rurais de São Mateus

 

“DEUS MERCADO”

Em audiência pública realizada nesta semana, o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, defendeu que o setor de petróleo e gás e a Petrobras deveriam ser tratados como “uma política de Estado e não como uma política de governo, que muda de quatro em quatro anos”. Ele criticou a política de privatizações. “Esse processo de abertura ao ‘deus mercado’, tão defendido aqui pelos representantes do governo e da Petrobras, é para quem?”, indagou. Estudos da PUC-Rio, do BNDES e do Ineep, lembrados por Bacelar, indicam que haveria aumento da concorrência com as privatizações de refinarias. “Ao contrário, teremos, sim, criação de monopólios regionais privados”.

 

SÃO MATEUS

Carro-chefe na economia mateense por décadas, a Petrobras junta os últimos cacos que ainda restam no norte do Espírito Santo, especificamente em São Mateus. A Base 61, como chamam os petroleiros a sede da estatal na cidade, apesar de ainda funcionar, está com poucos funcionários que dá para contar nos dedos –e ainda sobram dedos. Alguns servidores de carreira foram transferidos para a sede em Vitória ou enviados para todos os cantos do país. Outros atuam na Estação Fazenda Alegre. É o fim de uma era do ouro negro.

Leia também:   SÃO MATEUS: Sala do empreendedor ganha mais um prêmio por desempenho

CIETY EM VIX

Única mulher a ocupar uma vaga na Casa Parlamentar de São Mateus, a vereadora Luciete de Oliveira Cerqueira, a Ciety, esteve em Vitória nesta semana em agendas com autoridades estaduais. Na sede do Detran ela se reuniu com o diretor-geral Givaldo Vieira pedindo investimentos na sinalização de trânsito de Guriri, do centro de São Mateus e para Nestor Gomes, seu reduto eleitoral. Ela também se encontrou com o secretário estadual da Agricultura, Paulo Folleto, e com a deputada estadual Iriny Lopes. Na pauta do encontro, pedidos para calçamentos em Nova Aimorés, Nestor Gomes e demais localidades. Ela solicitou também a construção de quatro pontes para as regiões do Km 41 e de Nova Verona, ampliação do cemitério de Nestor Gomes e a construção de barragens em diversas localidades do Município.

RISCO DE APAGÃO

O ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, fez um pronunciamento em horário nobre nesta semana para enaltecer as ações do Governo Federal, mas sem citar quais serias essas ações. No mesmo pronunciamento, ele pediu ao povo brasileiro para economizar água e energia elétrica. Com o risco cada vez mais iminente de novos apagões, comenta-se no Palácio do Planalto a possibilidade de retornar com o famigerado Horário de Verão a fim de mitigar os efeitos da falta de energia elétrica. Porém, a ideia encontra resistência do presidente Jair Bolsonaro, que fez dessa uma de suas principais bandeiras, suspendendo a medida em 2019. Agora, às barras das eleições presidenciais, a retomada do Horário de Verão poderia gerar ainda mais desgaste a Bolsonaro dentre os seus apoiadores.

Leia também:   Igreja Família prepara a 3ª edição do Auto de Páscoa em São Mateus

 

HORÁRIO DE VERÃO

Empresários já estariam se articulando para pressionar o Governo Federal a retornar com o Horário de Verão neste ano. Associações empresariais mandaram carta ao governo pedindo o retorno, avaliando que a hora a mais de claridade ajudaria no faturamento e poderia ser um apoio a mais à retomada da crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. Há quem veja essa manobra como estratégica para que o presidente Jair Bolsonaro possa retornar com o Horário de Verão alegando pressão de empresários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here