. A China e o agronegócio

A Rede TC de Comunicações começou esta semana a veiculação no portal TC Online (www.tconline.com.br) da coluna 4.0 NO CAMPO. Produzida por Octaciano Neto, que é ex-secretário estadual de Agricultura do governo de Paulo Hartung, a coluna é voltada para as novidades no campo, em especial as iniciativas de inovação. Para a próxima semana, Octaciano informa que 4.0 NO CAMPO será toda dedicada a avaliar a importância do mercado da China para o agronegócio brasileiro. O articulista irá entrevistar muitos especialistas chineses, avaliando mercado consumidor, relações bilaterais, varejo e tendências.

 

. US$ 96,7 bilhões

4.0 NO CAMPO quer ajudar os produtores rurais a compreender melhor a importância do mercado chinês. Para se ter uma ideia, apenas no ano passado as exportações brasileiras para a China totalizaram 96,7 bilhões de dólares, o que representou 35% do total exportado pelo País. Você não pode perder: 4.0 NO CAMPO é veiculada no TC Online (www.tconline.com.br) de segunda a sexta-feira a partir de 9 horas da manhã.

 

. Zé Carlinhos

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) reafirmou nesta semana a pena do ex-deputado federal José Carlos da Fonseca Júnior a cinco anos e nove meses de prisão, perda do cargo de diplomata e multa. A condenação atende denúncia do Ministério Público Federal que acusou Fonseca Júnior, que foi secretário de Fazenda do Espírito Santo (1999-2001), o ex-governador José Ignácio Ferreira, o ex-presidente da Assembleia Legislativa José Carlos Gratz e outras sete pessoas por crimes para financiar campanhas de aliados nas eleições municipais de 2000.

Leia também:   PM apreende maconha, dinheiro e munições 380 durante abordagens em Guriri

 

. Eleições 2020

O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, disse nesta semana que o primeiro turno das eleições municipais deste ano poderá ser realizado no dia 15 de novembro ou 6 de dezembro. A proposta será analisada pelo Congresso Nacional, em comissão mista formada por deputados e senadores. Apesar do adiamento das eleições, o congressista tem se posicionado contra a prorrogação dos mandatos. A comissão mista está prevista para ser criada na próxima semana, logo após a posse do ministro Luís Roberto Barroso na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

. Eleição geral

No entanto, alguns defensores da mudança do calendário eleitoral brasileiro encontram neste momento uma oportunidade para, com a prorrogação dos mandatos, realizar um único pleito para a eleição de vereadores, prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais, senadores e presidente da República, em 2022, o que seria um tremendo retrocesso na vida eleitoral do País.

 

. Guarda-vidas I

Nesta semana a Câmara de São Mateus aprovou o pedido do Poder Executivo para a contratação temporária de dez guarda-vidas por meio de processo seletivo. Mesmo no período de pandemia, em que as interações sociais estão sendo desestimuladas pelas autoridades sanitárias, o que se percebe é que as praias continuam sendo frequentadas, principalmente nos finais de semana e em feriados prolongados. Desta maneira, entende-se ser necessária a presença dos profissionais para garantir a segurança dos banhistas.

Leia também:   Confusão, socos e ameaça com arma de fogo entre passageiro e motorista de aplicativo termina da delegacia

 

. Guarda-vidas II

Conforme o Projeto de Lei 007/2020 aprovado na Câmara de São Mateus, o salário para o guarda-vidas será de R$ 1.007 e o processo seletivo terá de reservar 20% das vagas para mulheres. O contrato, de um ano, poderá ser prorrogado por mais um ano.

 

. Enquanto isso…

Moradores de Guriri querem que somente quem comprovar residência no balneário possa utilizar as praias. Alguns lembram que em praias de São Paulo, por exemplo, quem não comprovar que é morador, não entra. “Era para termos esta ação desde o início aqui em Guriri. Barreira sanitária não adianta!” – comenta um morador anônimo.

 

. Bebidas

A cena no balneário de Guriri está completamente diferente. Com a proibição da venda de bebidas alcoólicas para consumo no local, bares, restaurantes, lojas de conveniência e até os pontos de venda de churrasquinho estão cada vez mais esvaziados. Frequentar os comércios que ainda estão abertos, somente com a máscara. E assim a população vai aprendendo a conviver com este monstro invisível chamado de Sars-CoV-2, o novo coronavírus que provoca a doença chamada de covid-19.

Leia também:   Rapaz assassinado e outro atingido por bala perdida em Pedro Canário

 

. Delivery

Por outro lado, viu-se aumentar a quantidade de motos, e algumas muito barulhentas, rodando pela Cidade até altas horas para fazerem o delivery. Isso acaba colocando em risco a vida dos trabalhadores, que, para não atrasar as entregas, acabam desrespeitando os limites de velocidade e outras leis de trânsito. Na área central de São Mateus, em algumas ruas já não se sabe o que é mão, ou contramão. E a situação fica mais grave à noite, com verdadeiros kamikazes nas ruas! Na noite de quinta-feira houve um grave acidente na BR-101 envolvendo um entregador de lanches e um ciclista. Atenção e muita calma nessa hora!!!

 

. Vínculo com o lar

Devido à pandemia, a casa está sendo vista de outra maneira, com valorização dos espaços e mudanças de hábitos. É tempo de ressignificar a vida e a importância do lar. A covid-19 já apresenta os efeitos colaterais em nossos hábitos e, quando há mudança no comportamento, nossa casa também muda. A vida em casa nos obriga a mudar rotinas e a ver o lar de outra maneira. E a pandemia acabou por antecipar mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto e a educação a distância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here