. Freitas

Como era previsto, o deputado Bruno Lamas deixou o comando da Secretaria Estadual de Assistência Social e reassumiu seu mandato na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Com isso, Freitas deixa a Assembleia e volta à planície na condição de primeiro suplente de deputado pelo PSB. Mas não ficará na rua da amargura: o governador Renato Casagrande já o nomeou como Assessor Especial nível III da Casa Civil do governo capixaba.

 

. Insatisfação

Embora não reclame publicamente, os comentários de bastidores são de que o ex-deputado Freitas está insatisfeito com o governador Renato Casagrande. Opositor a Paulo Hartung no governo passado, há quem diga que Freitas esperava melhor acolhida de Casagrande.

 

. Fora da disputa

Derrotado em 2016 na disputa à Prefeitura de São Mateus e na tentativa de se reeleger deputado em 2018, Freitas está fora da disputa deste ano nas eleições municipais. A nomeação a cargo comissionado no governo estadual o torna inelegível neste momento.

 

. Demissão de servidores

Depois de anunciar a demissão de mais de 1.300 professores contratados sob o regime de designação temporária, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim recuou. Após reunião com vereadores, revogou o desligamento e anunciou uma reformulação nos contratos. A nova proposta é garantir aos profissionais uma indenização de sobreaviso, correspondente a um salário mínimo mensal, até a retomada das atividades nas escolas municipais. A prefeitura cachoeirense está prevendo queda na arrecadação municipal em torno de 80 milhões de reais neste ano em função da pandemia do novo coronavírus.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 6.507

 

. Sabão e álcool em gel

O Ceunes demonstra mais uma vez a sua importância social para o norte do Estado e surge como uma luz no fim do túnel para ajudar principalmente a quem não tem acesso aos recursos necessários para passar por este período com segurança. Dois projetos que envolvem a produção e distribuição gratuita de álcool em gel e sabão para famílias carentes de São Mateus merecem o reconhecimento da sociedade nestes tempos de pandemia do novo coronavírus.

 

. Remédio secreto

Estudos realizados por cientistas e pesquisadores mostram que o remédio secreto do ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, o vermífugo Annita, é pior que cloroquina para covid-19. O princípio ativo, a nitazoxanida, se mostrou menos efetivo e mais tóxico do que outras drogas em estudos publicados na China. Conforme adiantou a colunista Mônica Bérgamo, cientistas e virologistas de Wuhan, onde começou a pandemia, testaram sete drogas em laboratório e compararam a potência de cada uma delas. A cloroquina foi considerada a menos tóxica e mais efetiva quando ministrada em dose maior.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 6.507

 

. Outras pesquisas

Outra pesquisa indica que o Remdesivir, remédio usado para combater o Ebola, também teve boa performance, e que a nitazoxanida só desenvolveu atividade antiviral adequada em doses altas, que se mostraram tóxicas. A pesquisa com Annita foi feita in vitro, porém ainda não foi testada clinicamente com pacientes.

 

. Dica valiosa

Que tal usar o tempo ocioso em casa, por conta do isolamento social, para dar aquela cuidada no quintal e deixá-lo nos trinks. Neste momento em que todas as atenções estão voltadas ao novo coronavírus, o inimigo comum dos brasileiros a cada ano já está fazendo muitas vítimas. Então é hora também de combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, o transmissor da dengue, chikungunya e zica. Mãos à obra!

 

. Músicos na pandemia

Neste período de distanciamento social em função da pandemia do novo coronavírus, os bares e restaurantes que mantêm a vida social noturna em São Mateus, por não serem considerados como serviços essenciais, estão fechados. Com isso, os profissionais do entretenimento, os músicos, não conseguem faturar. Alguns até possuem outras atividades profissionais e vão sobrevivendo. Outros estão recorrendo ao trabalho braçal até nas lavouras de café do Município. Cada um se vira como pode enquanto aguarda algum socorro prometido pelos poderes públicos.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 6.507

 

. Lotéricas

A gestora da Lotérica Zebrão, Maria Gorete Grobberio Moreira, anunciou que a lotérica, que esteve fechada por alguns dias por motivo de segurança, retornou às atividades. Ela afirma que a reabertura do estabelecimento é para atender a demanda que, no entendimento dela, não seria suportada nem pelas lotéricas de São Mateus e nem pela agência da Caixa Econômica Federal.

. Somar forças

“Nesse momento de pandemia, o intuito dos lotéricos é somar forças para que a população tenha acesso aos benefícios concedidos pelo Governo, minimizando, assim, o sofrimento social”, afirma Maria Gorete. Em nota, ela destaca que a casa lotérica é um braço social do Governo Federal, onde o cidadão pode receber benefícios com Bolsa Família, Seguro Desemprego, Auxílio-Doença, entre outros. “Por isso somos considerados essenciais nesse momento”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here