. Forró de Itaúnas homenageado pela Assembleia

O Festival Forró de Itaúnas (Fenfit) será homenageado pela Assembleia Legislativa com uma Moção de Congratulações em reconhecimento à importância do forró para a Vila de Itaúnas, Conceição da Barra, e para o Espírito Santo. Por indicação do deputado Torino Marques, e aprovada na sessão de segunda-feira (19), a moção será entregue no dia 3 de setembro, durante a audiência pública para discutir o reconhecimento do forró de raiz como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Em julho, paralelo ao Fenfit, foi realizado o 1º Fórum Capixaba do Forró de Raiz, com participação de representantes do Iphan e da coordenação nacional do fórum.

 

. Valorização das marcas em Jaguaré

O Prêmio TC Empresarial Jaguaré, que será entregue em cerimônia festiva no dia 29, às 20h, no Cerimonial Auzilia Mazioli, é mais uma estratégia da Rede TC de fortalecimento e valorização do empreendedorismo regional. “Assim como fizemos em São Mateus neste ano e, também, em 2018, é um prêmio que vem para reconhecer o trabalho de todos os empresários que investem nas suas empresas e nas suas marcas para prestarem bons serviços e oferecerem bons produtos ao seu público-alvo. Então, é um trabalho que visa valorizar essas marcas, potencializar esses mercados, no sentido de estimular a sua crescente profissionalização” – destaca o Diretor Geral da Rede TC, Márcio Castro.

Leia também:   Professor acusado de atirar em cachorro afirma que não falará com ninguém

 

. Estruturação da guarda municipal de São Mateus

São Mateus receberá, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Felipe Rigoni, R$ 301 mil para investimento em segurança pública. O dinheiro deverá ser usado na aquisição de equipamentos e viaturas para a Guarda Municipal. Um dos entraves para a municipalização do trânsito é justamente a falta de recursos para equipar a guarda, conforme declarou recentemente à Rede TC o coordenador do Departamento de Trânsito da Prefeitura de São Mateus, Marsílio Carlino de Oliveira. É necessário equipar o setor para que o Cetran-ES possa dar continuidade ao pedido de municipalização feito pelo Município.

 

. Saúde do homem

Pesquisa do Instituto Lado a Lado pela Vida revela que mais de um terço dos homens brasileiros não vai ao médico anualmente. Nesse cenário, 37% dos entrevistados com até 39 anos e 20% daqueles com 40 ou mais admitem só procurar o profissional quando se sentem mal. O dado é preocupante porque traz um panorama que permite vislumbrar os desafios na adoção de um estilo de vida saudável, no acesso ao médico e ao sistema de saúde, na realização de exames e na adesão a cuidados importantes, particularmente, no contexto da doença cardiovascular e do câncer de próstata. E por falar em câncer de próstata, a Campanha Novembro Azul está chegando para lembrar que é preciso se cuidar, homem!

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 6.337

 

. Incaper na Agro+ 2019

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) confirmou participação na Agro+ 2019, que acontece entre os dias 29 e 31 deste mês no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). O expediente do Escritório Local do Incaper de São Mateus será transferido para o local da Agro+ nos dias 29 e 30. Entre os serviços prestados estará a emissão das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), além de minicurso e oficinas de qualidade do café conilon e de iniciação à apicultura.

 

. Capixabas campeões na Expocavil

Produtores de leite capixabas representaram bem o Espírito Santo na 58ª Expocavil realizada em Bom Jesus do Itabapoana, no Rio de Janeiro. Dois capixabas foram campeões em duas categorias do concurso leiteiro. De São José do Calçado, Ciro Passaline de Abreu foi o campeão na categoria 30kg. Já o 1° Lugar na categoria 20kg foi para o produtor da localidade de São Pedro do Itabapoana, de Mimoso do Sul, Welison Cruz das Dores.

 

. Evangélicos

A Câmara de São Mateus aprovou nesta semana, por unanimidade, um projeto de lei, do próprio Legislativo, que inclui a Semana da Integração Evangélica no calendário oficial do Município, a ser celebrada todos os anos na última semana de novembro. Já a Câmara de Barra de São Francisco, no noroeste capixaba, também nesta semana, cancelou o Dia do Evangélico, que era feriado municipal no dia 31 de outubro.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 6.337

 

. Saneamento básico em São Mateus

O Ministério Público do Espírito Santo realiza na segunda-feira (26), no Sesc, uma audiência pública para discutir o saneamento básico em São Mateus e a proposta de convênio com a Cesan. Para isso, estão sendo convidadas autoridades, sociedade civil e demais interessados para tratar do tema com especialistas. E por mediação do Ministério Público Federal, em reunião nesta semana com representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de servidores do Saae e da Cesan, ficou estabelecida a criação de um grupo de trabalho misto para discutir o futuro do serviço de água e esgotamento sanitário de São Mateus. Essa movimentação demonstra a importância de encontrar uma solução para esses serviços essenciais prestados à população.

 

. Concurso de redação

Uma sacada pra lá de boa em São Mateus é o concurso de redação envolvendo os alunos das redes municipal e estadual de ensino. Com o tema São Mateus, minha cidade, o concurso tem a parceria da Secretaria de Educação e o apoio do prefeito Daniel Santana, e está incentivando o público estudantil a opinar, elogiar, criticar e apontar caminhos sobre o Município. Os três primeiros colocados de cada categoria (fundamental II, EJA e ensino médio) ganharão notebooks, celulares e bicicletas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] até as 16h do dia 30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here