Escolhido para ser secretário municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico de São Mateus, Rassan Rezende destaca que o propósito, junto com o prefeito eleito Marcus da Cozivip, é fomentar a ambiência de negócios visando atrair a instalação de empresas no Município. “É uma secretaria matriz para o desenvolvimento econômico e social do cidadão mateense. Encaro com muita responsabilidade porque é uma pasta que transforma a vida diretamente do cidadão mateense” – afirma.
Dessa forma, Hassan entende que é preciso abrir os caminhos para as grandes empresas enxergarem o Município com as potencialidades existente. “Mas são várias forças somadas para a gente conseguir atrair grandes empresas para São Mateus”, sustenta.
Na parte de políticas públicas para a atração dessas empresas, cita o objetivo de gerar mais incentivos fiscais. “É certo que o empresário pesquisa e procura um mercado de trabalho forte, capacitação de mão-de-obra pujante que a gente tem, junto com o Sistema S, as faculdades públicas e particulares. Então, a Prefeitura entra fazendo essa ponte, fomentando o que a empresa procura” – reforça.
Outro ponto que ele cita é sobre segurança hídrica. “Que é uma das políticas públicas que o Marcus vai trabalhar muito para alcançar, assim como a importância da segurança política, a importância da união dos três poderes no Município, para que, somados a todos esses fatores, tenha uma ambiência de negócios propícia para estar trazendo empresas e gerando oportunidades para a nossa gente. A nossa expectativa é ser atuante e fazer um trabalho forte para que isso aconteça” – reforça.
Hassan diz ter conversas com quatro a cinco empresas
Em entrevista à Rede TC de Comunicações, Hassan Rezende disse que já existem conversas com quatro a cinco empresas que demonstraram interesse em se instalarem em São Mateus. No entanto, ele afirma que não passará mais detalhes, lembrando que o próprio vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento já disse, com exclusividade para a Rede TC, que terá novidades neste sentido para anunciar para o Município já no início do ano que vem.
A entrevista com o governador em exercício aconteceu durante culto ecumênico realizado pelo Conselho de Pastores de São Mateus na semana passada com as presenças do prefeito eleito Marcus da Cozivip, vereadores eleitos e reeleitos, e outras autoridades e lideranças políticas e religiosas do Município.
Segundo Hassan, o objetivo é fazer com que essas empresas enxerguem São Mateus como um polo forte para a indústria. “Somadas as forças com o prefeito Marcus da Cozivip, vamos atingir resultados de atrair esses grandes negócios. Estamos tendo conversas com quatro, ou cinco empresas junto com o Governo do Estado, na pessoa de Ricardo Ferraço. A gente vem conversando isso desde que Marcus ganhou a eleição” – sustenta.
Capacitação e regularização das micros e pequenas empresas
Hassan Rezende relata que, quando se fala em criar ambiência de negócios, isso passa pelas micros e pequenas até às grandes empresas. “A grande só vem se a cadeia de negócios estiver propícia”, explica.
Ele recorda que em 2021 assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e lembra que no período, o governo de Daniel Santana inaugurou a Sala do Empreendedor, “que é a casa do MEI [microempreendedor individual] mateense. Lá a gente tem expectativa de fomentar e aumentar a capacidade de cursos de capacitação, principalmente a regularização do pequeno empresário que ainda não se tornou MEI”.
Conforme disse, o microempreendedor individual consegue crescer com capacitação, regularização e apoio com crédito.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Hassan Rezende destaca ainda que a pasta que assumirá é ampla e abrange na área de planejamento urbano e de captação de recursos. “Nossa expectativa é concretizar a regularização fundiária no nosso Município, que tem crescido muito. A gente tem que entrar com a estrutura pública para controlar e organizar isso”.
Sobre captação de recursos, adianta que atuará junto aos governos Estadual e Federal, com a Assembleia Legislativa e bancada federal capixaba em Brasília, na busca por recursos públicos. “A gente está diariamente em conversa com nossos deputados, secretários, governador Renato Casagrande, tentando aumentar a capacidade de investimento no Município com esses recursos externos. O objetivo é aumentar a entrega para a nossa população. Esse investimento externo é de suma importância para entregar grandes obras de infraestrutura”.
PERFIL
Hassan Rezende tem 33 anos, reside há 16 em São Mateus, é casado, formado em Administração com pós-graduação em Gestão Pública. Ele foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, já trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado e atualmente atua na assessoria do gabinete do deputado federal Gilson Daniel.
Foto do destaque: Divulgação