Indicado por Marcus da Cozivip para assumir o cargo de secretário municipal de Assistência Social, o pastor Robson Aurélio de Oliveira destaca que um dos objetivos da gestão será fortalecer a rede de proteção social no Município. “Com muita alegria no coração aceitei o convite por ter o privilégio de fazer parte de um novo tempo para a cidade de São Mateus, a qual amo muito, por ter sido bem acolhido e por ter me estabelecido nessa geografia próspera” – afirma.
Pastor Robson frisa que tem satisfação em contribuir com o prefeito eleito, e agora diplomado, Marcus da Cozivip, “em um grande projeto”. Ele diz entender que “na vida não se faz nada sozinho, principalmente na gestão de política pública”.
Sendo assim, adianta que está trabalhando na montagem da equipe técnica. “Estou buscando estudar as legislações que direcionam a política de assistência social, conhecendo a experiência de outros gestores capixaba e muito diálogo com o prefeito eleito Marcus Batista”, reforça.
Ele sustenta que as expectativas para na gestão da pasta são as melhores possíveis “por entender a seriedade e o compromisso dessa nova gestão e de um time altamente capacitado para colaborar com essa grande missão”.
Perguntado sobre como pretende exercer a função, Pastor Robson frisa que tem como princípio gerenciar os recursos públicos com compromisso, garantindo a transparência, eficácia, legalidade e responsabilidade.
“Buscarei fortalecer a rede de proteção social, executando ações em parceria com os serviços de saúde, educação, segurança e demais políticas, promovendo a inclusão social e a participação comunitária envolvendo as lideranças locais no desenvolvimento da política de assistência social” – afirma.
Conhecer a estrutura nos primeiro 100 dias
O pastor Robson Aurélio de Oliveira adianta que pretende, nos 100 primeiros dias de gestão, conhecer a estrutura da Secretaria de Assistência Social e o território para garantir a proteção social aos cidadãos mateenses. “Ou seja, dar apoio aos indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades por meio de serviços, benefícios, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social, o SUAS”.
Pastor Robson adianta que já tem plano de trabalho definido, destacando que as ações prioritárias serão executar um diagnóstico situacional, incluindo de infraestrutura, recursos humanos e outros, de todos os equipamentos e setores vinculados à pasta.
Além disso, quer organizar o procedimento de seleção para contratação de profissionais, fazer visitas técnicas à Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e à Secretaria Estadual das Mulheres, “além de outros setores que terão grande relevância nesta nova administração”.
Conselho de pastores
Presidente da Igreja Batista do Calvário no Bairro Pedra D’Água, o pastor Robson Aurélio de Oliveira também preside o Conselho de Pastores de São Mateus. Com 50 anos, ele é natural de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, e reside no Município há 19 anos e possui título de cidadão mateense há três.
Bacharel em Teologia, Pastor Robson também se apresenta como coach, coach master, ministro de cura interior, escritor, capelão sênior, capelão internacional, juiz de paz e palestrante.
Casado com a pastora, teóloga, psicóloga e escritora Danielle César Velloso, é pai do designer gráfico e músico Lucas Velloso e do estudante Matheus Velloso. Como empresário, foi proprietário de academias de ginástica em São Mateus.
Foto do destaque: Divulgação