terça-feira, janeiro 14, 2025
InícioEconomiaAgriculturaIndicado para a Agricultura, Permanhane afirma ter projetos para melhorar estradas, construir...

Indicado para a Agricultura, Permanhane afirma ter projetos para melhorar estradas, construir barragens e reforçar a segurança

-

Escolhido pelo prefeito eleito Marcus da Cozivip para chefiar a pasta da Secretaria Municipal de Agricultura, o produtor rural e técnico agrícola Edivaldo Permanhane disse, em entrevista à Rede TC de Comunicações, que está elaborando “um projeto para São Mateus”. No entanto, já coloca como pilares para o início do trabalho, a partir de 1º de janeiro de 2025, melhoria das estradas rurais, construção de novas barragens com preservação de nascentes e a busca por reforço da segurança no campo.

“As expectativas são as melhores possíveis. Com o Marcus (prefeito eleito) dando apoio, com muita vontade de fazer e melhorar a agricultura de nosso Município” – disse. Em se tratando de estradas, o indicado adiantou que o objetivo de cascalhar ladeiras, fazer cobertura com revsol em ladeiras e patrolar estradas.

Edivaldo Permanhane demonstrou preocupação com a questão hídrica, tanto na cidade quanto na zona rural. Para isso, apontou que o projeto inclui a construção de novas barragens. “O governador garantiu que vai dar muito apoio para São Mateus. O vice-governador Ricardo Ferraço me ligou e falou que o Estado vai fazer a barragem do bamburral” – disse. Ele frisou ainda a importância de a população reivindicar. Em relação à segurança, Permanhane destacou que buscará uma aproximação maior com as polícias.

O produtor rural disse também que tem o desejo de trabalhar a educação agrícola para que as crianças plantem hortaliças e verduras em vasos, por exemplo, estimulando as culturas de produtos para alimentação. Outra questão é a capacitação dos produtores. Neste sentido, ele adiantou que já está buscando assistência técnica junto ao Senar para os pequenos e médios produtores.

Leia também:   Tenente-coronel Ribeiro assume comando do 13º Batalhão da Polícia Militar em São Mateus
O produtor rural Edivaldo Permanhane foi escolhido pelo prefeito eleito Marcus da Cozivip para comandar a Secretaria Municipal de Agricultura.
Foto: Divulgação

 

PROJETO

Edivaldo Permanhane disse que está elaborando um projeto para a agricultura de São Mateus para apresentar ao prefeito eleito Marcus da Cozivip. Para tanto, relata que conta com a ajuda do engenheiro agrônomo Welington Secundino, escolhido para ser o secretário municipal de Meio Ambiente. “Nós vamos ficar juntos, Agricultura e Meio Ambiente”.

O futuro secretário afirmou que tem recebido muito apoio. “Hoje [terça-feira] estive em simpósio em Linhares. O Sebrae falou com a gente, o Senar falou conta com a gente, a Seag conta conosco, o Crea também falou que São Mateus pode contar com o órgão. Estou muito animado, muito feliz” – reforça.

 

Permanhane afirma que tanto o agronegócio quanto a agricultura familiar são importantes

Questionado sobre os projetos que tem para o agronegócio e para a agricultura familiar, o futuro secretário municipal de Agricultura disse que os dois são importantes e que não haverá separação. “São Mateus é o município com a maior diversificação da agricultura e a familiar é o que predomina. Temos a área da Suzano que é grande, um pedaço com cana que é grande, mas a grande maioria é de pequenos produtores. Então, não tem o que separar” – reforça.

Leia também:   Casagrande faz entregas nesta quinta em São Mateus e Pedro Canário

Contudo, frisa que os grandes produtores têm assistência técnica “e tudo na mão”. No entendimento de Permanhane, “o grande produtor rural não precisa do governo”.

“O que o governo precisa fazer com o grande é não atrapalhar. O pequeno e médio precisa de assistência técnica, estrada de modo geral, capacitação, ajudar nas barragens”, disse Permanhane, frisando que a agricultura “é uma empresa a céu aberto”.

Neste sentido, ele reforça que vai se reunir com os produtores de assentamentos e com as comunidades quilombolas. “Precisamos juntar a turma, trazer irrigação, financiamento a longo prazo”, sustenta. Permanhane disse que trabalhará para apoiar todas as pessoas quem queiram trabalhar. “Quem quer terra vamos buscar crédito fundiário, incentivar arrendar terra, igual eu sobrevivi de arrendamento e até hoje eu tenho arrendamento” – disse.

 

Estímulo às agroindústrias

Edivaldo Permanhane destaca o objetivo de atender às necessidades do pequeno e médio produtor rural com inovação na agricultura. Segundo ele, um dos planos é estimular o beneficiamento de produtos dentro do município. “Porque a maioria da farinha vem de fora, a rapadura vem de fora, então, precisamos produzir isso aqui”, explica.

Edivaldo relata que São Mateus tem atualmente cerca de 22 agroindústrias e o projeto é estimular a ampliação desse nicho. “Ajudar esse povo da agroindústria, incentivar mais pessoas a entrarem. São Mateus já está vendendo linguiça defumada para fora” – destaca.

Leia também:   Famílias vivem tensão com possibilidade de despejo na zona rural de São Mateus

Permanhane aponta também que a intenção é trabalhar junto com o Ceunes. “Com os professores bons que temos aqui, vamos montar um projeto de governo para apresentar ao Marcus. O governador garantiu que vai dar apoio, como eu falei, e o vice-governador falou também” – disse.

“Vou mapear quem produz leite, pimenta, ver o que pode ser feito para melhorar, trazer palestrantes, realizar dias de campo. Se não assistir uma palestra de vez em quando da parte técnica da sua cultura você fica para trás. Cada dia aparece uma novidade. O médico não para de estudar e o produtor também não pode parar de estudar. Deve estar sempre vendo coisa nova para agregar valor ao produto” – afirma.

 

PERFIL

Edivaldo Permanhane tem 62 anos, é produtor rural e técnico agrícola. Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, reside há 26 anos em São Mateus. É casado, pai de dois filhos, um homem e uma mulher, e tem uma neta. Ele lembra que quando chegou na região, fez o arrendamento de um terreno em Sooretama. “Com um alqueire arrendado de café eu comprei 45 alqueires de terra em São Mateus” , complementa.

 

Foto do do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível