terça-feira, abril 22, 2025
InícioCidadesIncêndio atinge área de floresta próximo ao aeroporto de São Mateus

Incêndio atinge área de floresta próximo ao aeroporto de São Mateus

-

O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite desta segunda-feira para combater um incêndio que atingiu uma área de floresta próximo ao aeroporto de São Mateus, nas proximidades do Bairro Aviação. De acordo com informações apuradas pela Reportagem, o incêndio teve início no final da tarde.

Devido ao calor excessivo, estiagem e mato seco, o Corpo de Bombeiros de São Mateus tem registrado muitos incêndios em vegetação. Em recente entrevista à Rede TC de Comunicações, o subtenente Márcio de Azevedo da Silva, da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, sediada em São Mateus, fez alerta e deu orientações à população para que evitem condutas que possam provocar incêndios.

Em período normal, o subtenente detalha que a unidade, que abrange São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra, Pedro Canário e parte de Sooretama –reserva biológica–, registra em média de 30 a 40 incêndios por mês. No entanto, somente no mês de novembro, foram registrados quase 150 atendimentos.

“Uma orientação básica que temos é, a princípio, não colocar fogo, o famoso queimar o lixo”, sustenta. “Porque o mais problemático desta situação é o descontrole”, avalia.

O subtenente sustentou que um incêndio descontrolado pode gerar prejuízos à natureza, perdas da biomassa, vegetação e também danos às propriedades. Outra questão observada pelo militar são os incêndios que atingem áreas de proteção ambiental.

Diante desse quadro, ele reforça que o ideal é não colocar fogo em vegetação de forma alguma, principalmente neste período mais crítico.

Além de evitar colocar fogo em lixo ou outros materiais, o subtenente Márcio de Azevedo alerta para condutas que indiretamente podem gerar incêndios em vegetações.

Ele orienta que as pessoas não devem jogar bituca (ponta de cigarro) às margens de rodovias, por exemplo.

A 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros conta atualmente com três veículos de combate a incêndio, sendo um deles exclusivo para incêndio de vegetação, segundo o subtenente Márcio de Azevedo.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível