O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural apresentou para a Rede TC de Comunicações os prognósticos para o Outono, estação intermediária entre o Verão e o Inverno que teve início na manhã desta quinta-feira (20) no Hemisfério Sul. De acordo com o meteorologista e pesquisador do Incaper, Ivaniel Fôro, a estação deve apresentar calor e frio acima das médias na região meteorológica nordeste, que compreende o município de São Mateus.
“Para a região norte do Espírito Santo, a tendência é que o Outono ainda tenha caraterísticas de altas temperaturas, como as observadas no Verão, ainda no mês de abril. Contudo, com a chegada dos mêses de maio e junho, com o fim da estação, são esperadas passagens de frentes-frias capazes de provocar significativas quedas nas temperaturas” – detalha.
Segundo o meteorologista, no Espírito Santo, o período que compreende a estação começa chuvoso e termina seco. “Há ainda uma diminuição das temperaturas devido à incursão de sistemas frontais acompanhados de massas de ar frio, que vão se tornando cada vez mais intensas, no decorrer da estação” – frisa.

Foto: Claudio Caterinque/TC Digital
Tecnólogo e especialista em Gestão Ambiental, Ivaniel Fôro detalha que as temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26ºC na região Serrana e 31ºC nas demais. “As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16ºC na região Serrana e dos 21ºC nas demais”, indica.
“Por se tratar de uma estação de transição entre o Verão e o Inverno, o Outono traz consigo características de ambas as estações, com mudanças aceleradas nas condições do tempo”, explica.
Em relação às chuvas, o meteorologista detalha que a média acumulada de precipitação para a estação fica entre 250mm e 300mm na região Nordeste, 200mm a 250mm no extremo norte e no setor noroeste e entre 300mm e 350mm nas demais regiões capixabas, com máximos de até 450mm nas vizinhanças de Alfredo Chaves.
“No fim do Outono e começo do Inverno, no final de junho, são esperadas passagens de sistemas frontais –frentes-frias–, com maior frequência pelo Espírito Santo, ou pelo litoral capixaba, o que normalmente provocam queda acentuada nas temperaturas”.
CHUVAS NO VERÃO
As chuvas, características do Verão, ficam ligeiramente abaixo da média no extremo norte capixaba, segundo o meteorologista e pesquisador do Incaper, Ivaniel Fôro. De acordo com ele, as os dados preliminares apontam que as temperaturas no Verão na região norte ficaram dentro do normal para esta época do ano.
Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital