Em cerimônia com a participação do governador Renato Casagrande, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou nesta quarta-feira (26) uma nova cultivar melhorada de café conilon propagada por semente: a Conquista ES8152. A variedade atende a anseios dos cafeicultores capixabas de base familiar, que buscam por plantas mais resistentes à seca, mais produtivas e de qualidade.

Cerca de 600 pessoas participaram do lançamento, realizado na Fazenda Experimental do Incaper de Bananal do Norte, no Distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim. O governador Renato Casagrande destacou o trabalho de pesquisa do Instituto, que resultou em uma variedade com alta produtividade. A Conquista ES8152 produz, em média, 74 sacas por hectare. Para ele, o lançamento é importante para todo o Estado e, em especial, para a Região Sul.

“Encomendei à Secretaria de Agricultura um plano de recuperação e revitalização da cafeicultura do Sul do Estado, pois a média nessa região é maior do que no restante do Espírito Santo. Precisamos avançar na atividade do café e essa variedade é importante, assim como é fundamental a incorporação de novas tecnologias e a revitalização do Incaper. Por isso estamos dando mais recursos para o custeio do Instituto. Autorizamos a liberação de R$ 1,5 milhão para a recuperação dos escritórios e a compra de equipamentos” – afirmou.

Casagrande destacou ainda outras ações do Governo do Estado para o desenvolvimento da região, como obras de infraestrutura viária.

“GRANDE CONQUISTA”
O secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, destacou a importância da nova cultivar. “Hoje é um dia importante para a nossa cafeicultura. Literalmente, uma grande conquista para o Estado. A nova cultivar Conquista ES8152 é o trabalho de anos de pesquisa e empenho do Incaper. E estamos dando um grande passo para futuro hoje. A nova variedade tem menor custo de aplicação, é mais resistente, e é capixaba” – enfatizou Foletto.

Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here