Com prédio novo inaugurado, o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) São Francisco de Assis, no Bairro Litorâneo, passará a ofertar o ensino em tempo integral a partir do ano letivo de 2025. A solenidade de inauguração foi realizada na manhã desta sexta-feira (6), mesma data que iniciou o período de pré-matrículas online. O Ceim atende crianças de 3 a 5 anos.
Presente na inauguração, o prefeito Daniel Santana lembrou que está em fim de mandato e reforçou as ações na gestão visando atender a população carente. “A gente não conseguiu fazer tudo o que a gente queria, quem dera se conseguisse, mas a gente fez todo o possível dentro do nosso orçamento”, sustenta.
O prefeito frisou que, desta forma, conseguiu organizar o orçamento da Secretaria de Educação e realizar obras com recursos próprios, tanto em escolas de ensino fundamental quanto em centros de educação infantil. Daniel acrescentou a possibilidade de desapropriar um imóvel nos fundos do Ceim São Francisco de Assis com o objetivo de ampliar ainda mais a escola com a construção de dormitórios, além de aumentar o espaço de recreação. O prefeito ainda destacou os apoios do governador Renato Casagrande e do deputado federal Josias Da Vitória.
AUMENTO DE VAGAS
A secretária municipal de Educação, Simone Casini, falou sobre a importância da construção do novo prédio, o que segundo ela, permite a oferta de educação em temo integral. “É um bairro que não tinha esse atendimento de educação em tempo integral”, destaca.
A secretária lembra que atualmente o Ceim atende quase 140 alunos e no novo prédio poderá atender 160 crianças. Em discurso, a secretária explicou que as famílias que não quiserem matricular as crianças em tempo integral no Ceim do Bairro Litorâneo poderão matricular os filhos na educação parcial no Ceim do Bairro Jambeiro, que fica nas imediações.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, São Mateus tem 4.832 alunos de educação infantil, sendo 454 na creche nível II, 1.183 na creche nível III, 1.581 na pré-escola nível I e 1.614 na pré-escola nível II. Esses estudantes são atendidos em 70 instituições de ensino, incluindo centros de educação infantil, escolas comunitárias rurais municipal (Ecorm), escolas de educação infantil e de ensino fundamental, escolas pluridocentes (EPM) e escolas unidocentes (EUM).
“Um momento histórico”, destaca diretora do Ceim
Para a diretora Rosimeri de Jesus, a construção do novo prédio do Ceim São Francisco de Assis tem um simbolismo importante. “Esse ato evidencia um momento histórico não só desse espaço da educação infantil, mas de toda a comunidade”, manifestou.
Rosi, como é conhecida na comunidade estudantil, recordou que foram os moradores que se organizaram e ajudaram na construção do antigo prédio, que foi demolido, para atender as crianças da localidade. A estrutura anterior possuía cinco salas pequenas com adaptações feitas em movimento comunitário.
Já o novo prédio conta com sete salas de aula, além de outros ambientes projetados especialmente para as crianças da educação infantil, como refeitório, banheiros masculino e feminino, sala de professores e sala do diretor.
Rosi reforça que o Ceim, que atualmente tem 135 crianças matriculadas, pode ampliar a quantidade de vagas, podendo atender em tempo integral não apenas os estudantes do Litorâneo, mas dos arredores, como Lajinha, Jambeiro e Villages.
CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO
A cerimônia de inauguração do novo prédio do Ceim foi marcada pela emoção, principalmente no momento em que as crianças fizeram apresentações de canto de Natal.
Além do prefeito Daniel Santana, da secretária Simone Casini e da diretora Rosi, também discursaram o vereador reeleito Cristiano Balanga, autor da indicação para a obra, o vereador eleito Raphael Barboza, a engenheira da Prefeitura Grazieli Ferreira, a arquiteta Mahelli Raphaellly, a representante dos moradores Maria Oliveira dos Santos, o presidente da Associação de Moradores Geraldo Barbalho, o ex-vereador Amaro Oliveira e o Diretor Geral da Rede TC de Comunicações Márcio Castro.
Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital