O Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado oficialmente neste domingo, 8 de março, motiva ações na Paróquia São Daniel Comboni e na Escola Marita Motta. Na Matriz de Guriri, as atividades acontecem no próprio domingo (8), a partir de 7h30. Já no educandário da rede estadual, as homenagens começaram nesta sexta-feira (6).

Coordenadora paroquial das Pastorais Sociais, Maria Liedima disse que a programação da Paróquia de Guriri inicia com missa presidida pelo padre Moacir Pinto. Em seguida, tem café compartilhado, bate-papo com a dermatologista Léa Borgo, exposição de artesanato e oficinas voltadas às mulheres.

Na Escola Marita Motta, as atividades iniciaram com homenagens às servidoras, com música e poema recitado por estudantes. Houve ainda um minuto de silêncio, dedicado “a todas as mulheres que lutam pela valorização e às vítimas de violência”. A diretora Bruna Bonomo acrescenta que os alunos também escolheram mulheres para homenagear, exibindo em cartazes os nomes de Frida Kahlo, Antônia Paneleira, Jackeline Moraes, Regiane, Helen de Abreu, Malala e Marielle Franco, entre outros.

Em roda de conversa durante aula em disciplina eletiva, a Escola Marita Motta abordou o feminicídio e a necessidade de valorização da mulher na sociedade. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Ainda na manhã desta sexta-feira (6), os estudantes participaram de uma roda de conversa dentro da disciplina eletiva O corpo fala, desenvolvida pelas professoras Sarana Canal (Língua Portuguesa) e Jamila Auteiro (História). O diálogo tratou de feminicídio e da necessidade de valorização da mulher na sociedade.

A diretora Bruna acrescenta que, na terça-feira (10), haverá outra atividade, uma palestra com integrantes do coletivo feminino Belas, na aula de projeto de vida.

Os estudantes da Escola Marita Motta escolheram mulheres de destaque para homenagear em cartazes. Foto: TC Digital

Professora mateense aborda empoderamento feminino em ciclo de palestras em Conceição da Barra

Professora de ensino fundamental em São Mateus, Luciana Coradi será palestrante, neste sábado (7), numa programação relacionada ao Dia Internacional da Mulher, denominada Empodere-se, organizada por um grupo de mulheres empreendedoras de Conceição da Barra.

Conforme disse, será realizado um ciclo de mini-palestras e sorteios de brindes, a partir de 16h30, no Quintal Serenata, na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O tema da palestra de Luciana será Empoderamento feminino.

SÃO MATEUS

O Coletivo Auto-Organizado Belas chegou a programar um ato público para este sábado (7), a partir de 8h, na Avenida Jones dos Santos Neves, no centro de São Mateus. Entretanto, em virtude de previsão de fortes chuvas para este fim de semana, a programação foi adiada. Uma nova data está sendo estudada pelo coletivo, conforme relata a integrante Zenilza Pauli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here