O campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) São Mateus é um dos finalistas do edital de emendas parlamentares do deputado federal Felipe Rigoni. Conforme destacou uma professora do Ifes em mensagem enviada à Rede TC, os projetos serão definidos por meio de votação popular aberta que acontece entre os dias 20 e 27 de novembro.

“Para votar é necessário baixar o aplicativo Nosso Mandato, disponível para aparelhos Android e IOS, e realizar o cadastro selecionando o estado do Espírito Santo e o deputado federal Felipe Rigoni, então, é só acessar o menu Votação no canto superior esquerdo do aplicativo. Os projetos do Campus aprovados para a última etapa do edital foram: Feira de Ciências Norte Capixaba – Fecinc e Olhos para o Céu” – destacou a professora.

RIGONI

Conforme frisou a professora, o deputado federal realizou um edital no Espírito Santo para definir a aplicação de R$ 12 milhões em emendas parlamentares. “Avançaram para a última etapa 31 projetos, representando 18 municípios de nove diferentes microrregiões do Espírito Santo. Na primeira etapa, dos 549 projetos inscritos, 217 avançaram. Os projetos Feira de Ciências Norte Capixaba – Fecinc e Olhos para o Céu contam com o seu voto para promoverem ações de importante impacto para sociedade capixaba!”.

ENTENDA OS PROJETOS

. Feira de ciências

O projeto Feira de Ciências Norte Capixaba – Fecinc tem como objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T; valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação; e contribuir para que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas, em especial daquelas desenvolvidas e protagonizadas por alunos do ensino fundamental e médio.

“As ações da Fecinc envolvem o estímulo de professores e alunos, a capacitação de equipes escolares e o planejamento e execução de feiras de ciências escolares em outros municípios do Estado. Em 2019, o projeto impactou direta e indiretamente 16 mil professores e alunos da educação básica, provenientes de 16 municípios capixabas e mais de 40 instituições de ensino. O coordenador do projeto, professor Thiago Rafalski Maduro, explica que com o recurso da emenda poderão atingir cerca de 30 mil alunos de cerca de 30 municípios do estado” – destacou a professora.

. Viagem espacial

“Imagine fazer uma viagem espacial e descobrir o maravilhoso mundo da astronomia. Visitar os planetas, pisar na Lua, ver o Sol, explorar o planeta vermelho e entender os eclipses. O planetário móvel pode tornar essa viagem possível, através de sistemas de projeção em alta definição. O projeto Olhos para o Céu! pretende oportunizar a estudantes da região Norte, mais precisamente da cidade de São Mateus e seu entorno, o contato com um Planetário móvel (inflável) e com todas as atividades que podem ser desenvolvidas com seu uso para o ensino de Astronomia e Astronáutica, além de observações do céu através de telescópios e oficinas de construção e lançamento de foguetes utilizando garrafas PET” – frisa.

O projeto pretende ainda atingir mais de 40 escolas em 10 municípios diferentes, além de sessões abertas em locais públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here