O Núcleo Incubador e de Empreendimentos (NIE) do campus de São Mateus do Ifes está realizando o Incubatec, uma programação semestral destinada a apresentar a incubadora aos estudantes ingressantes no segundo semestre, iniciado em 4 de novembro.

Responsável pelo NIE, o professor Felipe Malheiros destaca que o objetivo é incentivar e estimular o espírito empreendedor e inovador nos novos alunos. O primeiro momento foi realizado no dia 16, de forma on-line, voltado à turma do curso técnico em Mecânica, concomitante com o ensino médio.

A equipe da Incubadora do Ifes abordou assuntos sobre empreendedorismo, criatividade e inovação. “Foi possível apresentar a incubadora do campus e seus projetos incubados. O evento contou ainda com uma dinâmica na qual o aluno teve que usar a criatividade para propor a solução de algum problema que lhe viesse a incomodar”.

Segundo ele, a ideia mais votada foi da aluna Jhuly Pires, do turno noturno, que propôs a criação de um dispositivo para que surdos se comuniquem de forma que qualquer pessoa possa entender, mesmo não sabendo a linguagem de Libras. O aparelho seria composto por luvas e alto falantes, onde os gestos feitos pelo surdo poderiam ser ouvidos como palavras por meio de uma caixa de som, por exemplo.

Leia também:   Em São Mateus, casos de covid neste ano já correspondem a mais de 21% do total de 2021

 

MAIS APRESENTAÇÕES

Outra apresentação, também de forma online, estava programada para acontecer nesta terça-feira (23), das 7h10 às 8h50, para estudantes do curso de Engenha ria Elétrica. O terceiro momento acontece de forma presencial, no dia 30, das 18h40 às 20h20 para estudantes do curso técnico de Eletrotécnica concomitante com o ensino médio.

Estimulando a criatividade e liderança

Responsável pelo Núcleo Incubador e de Empreendimentos (NIE), o professor Felipe Malheiros destaca que, ao estimular o espírito empreendedor, acaba proporcionando uma formação complementar para os estudantes.

“Estamos incentivando a criatividade e liderança, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico de recursos humanos”, sustenta.
Ele afirma ainda que o NIE tem vários projetos planejados para a comunidade escolar em 2022.

O professor destaca o projeto de inclusão digital para comunidades carentes e o de empreendedorismo na terceira idade. Outro objetivo é levar o Incubatec ao público externo, como escolas e faculdades do Município.

 

CAFÉ INCUBADOR

O professor Felipe Malheiros relata que um Café Incubador está programado para sexta-feira (26), às 8h30, no campus do Ifes em São Mateus. O objetivo é convidar servidores e empresas incubadas para participar.

Leia também:   Daniel inaugura calçamento no Bairro Aviação

“Queremos estreitar laços entre nossa instituição, incubados e empresas da região, criando oportunidades e proporcionando desenvolvimento”.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here