Vitória – O projeto Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Projeto GEF-Pró-Espécies) tem o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A assinatura do acordo ocorreu este mês e o objetivo é estabelecer a cooperação técnica de adesão para proteção de 61 espécies de plantas e três espécies de peixes no Espírito Santo.

O GEF-Pró Espécies tem a coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente, com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que é a agência implementadora responsável pelo desenvolvimento de propostas e projetos. A organização WWF-Brasil é parceira do projeto, como responsável pela execução de recursos financeiros, sob demanda dos beneficiários e parceiros que são os seguintes: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e órgãos estaduais de meio ambiente.

O acordo não prevê repasse de recursos entre os partícipes, no entanto, o projeto estabelece entrega de serviços, bens e materiais, conforme planos operacionais anuais que serão elaborados no decorrer da parceria. Ao todo, 13 estados da Federação estão participando do GEF-Pró Espécies: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Maranhão, Pará, Amazonas, Tocantins, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que totalizam 9 milhões de hectares.

Leia também:   Acidente grave com motociclista nesta segunda em São Mateus

No Iema, a servidora Savana de Freitas Nunes foi designada para compor o Comitê Executivo. Ela explica que algumas espécies de bromélias, orquídeas e peixes que ocorrem em córregos estão na lista das espécies capixabas ameaças e criticamente em perigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here