O escritório de Nova Venécia do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo emitiu na tarde desta quinta-feira (23) um comunicado orientando os produtores rurais a rebaixarem o nível de barragens em pelo menos 50 centímetros. Conforme mensagem enviada à Rede TC pelo engenheiro agrônomo Daniel Danilo Prado Araújo explica que o alerta foi emitido em função da incidência de grandes volumes de chuva na região.

Foto: Arquivo/TC Digital

“Mais uma vez, nós do Idaf regional de Nova Venécia comunicamos sobre as fortes chuvas que tem ocorrido na região e os riscos associados as barragens. A constante incidência de chuvas pode ocasionar problemas, como o rompimento de barragens e a destruição de outras formas de armazenamento de água nas propriedades rurais, provocando prejuízos econômicos, sociais e ambientais” – afirma.

A orientação é que todos os proprietários rurais providenciem a abertura dos monges, além de manter limpos os vertedouros, conhecidos como ladrão, a fim de evitar a obstrução do fluxo de água. “O Idaf também recomenda que todos os proprietários de um mesmo córrego comuniquem-se entre si para se evitar que uns realizem a abertura dos monges e outros não, podendo gerar um grande volume de água acumulado em uma única barragem” – destaca o órgão estadual.

O Idaf afirma ainda que os técnicos estão à disposição para esclarecimentos e orientações. “Em caso de dúvidas, entrem em contato com o Idaf pelo telefone (27) 3636-3816 ou no escritório do seu município”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here