Os dados oficiais divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde revelam que a taxa de lotação das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Roberto Silvares bateram no limite neste sábado: 100%.

De acordo com o Painel Covid-19 do ES, as 9h01 da manhã deste sábado (20), não havia mais leitos de UTI disponíveis no HRS, com todos os 28 existentes ocupados.

Por todo o Brasil, os governos estaduais vem manifestando grande preocupação com o possível colapso do sistema de saúde, principalmente com a saturação das UTIs.

A situação no Hospital Roberto Silvares só não é mais grave porque o governador Renato Casagrande tem afirmado que a gestão dos leitos hospitalares tem sido feita de forma integrada.

Assim, eventual nova demanda em São Mateus poderá ser atendida com a transferência de paciente para outros hospitais públicos e até mesmo privados.

De acordo com o Painel Covid-19, a taxa de ocupação das UTIs no Espírito Santo como um todo chegou a 93,23% as 12h12 deste sábado.

Sem dúvida, uma taxa muito alta, que só não está pior porque o governo capixaba entregou novas unidades esta semana.

Casagrande tem se manifestado atento a esse problema e tem assegurado que continuará aumentando o número de leitos de UTI, pretendendo chegar a 900 vagas até o fim de abril.

ENFERMARIA

Com relação aos leitos de enfermaria no Hospital Roberto Silvares, neste sábado, 25 dos 37 existentes estavam ocupados, o que significa uma taxa de lotação de 67,57%.

No geral do ES, a ocupação de leitos de enfermaria chegou a 74,79%.

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here