A unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) fará coletas externas em São Mateus durante a Exposama, nos dias 19, 20 e 21. A expectativa do Hemoes é reforçar o estoque de sangue para atender às unidades hospitalares e também sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde, o ônibus ficará estacionado na área da Festa da Cidade, no Bairro Park Washington e o atendimento será realizado entre 18 e 22 horas. Também será feito cadastro de medula óssea e realização de teste para diagnosticar sífilis.

A Sesa explica que a realização da coleta externa tem como objetivo aumentar o número de doações de sangue e manter adequados os estoques, principalmente com sangue fator RH negativo (O-, A-, B-, AB-).

Até o fim do mês, a unidade móvel do Hemoes estará presente também em Cachoeiro de Itapemirim e Serra.

Neste sábado (15) e domingo (16), a ação acontece em Cachoeiro de Itapemirim, e além da doação de sangue e do cadastro para doação de medula óssea, também haverá testes para diagnóstico de sífilis e atualização da carteira de vacinação. A ação será uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Rotary Club.

Leia também:   Polícia Civil prende investigado por crime de homicídio em São Mateus

De acordo com a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, a maior necessidade é o fator RH negativo, mas é importante manter o estoque com todos os tipos sanguíneos. “Esses tipos de sangue são mais raros, pois podem ser transfundidos também em pessoas de RH positivo. No entanto, é importante receber os demais fatores sanguíneos para manter o estoque” – explicou.

A diretora ressaltou que a população pode procurar a unidade do Hemoes nos horários normais de atendimento.

 

QUEM PODE DOAR

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Leia também:   Polícia Militar prende dois após roubo e troca de tiros em São Mateus

Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here