Por
Wellington Prado
Repórter
Em agenda pelo norte do Estado, o deputado federal Helder Salomão (PT-ES) realiza neste sábado (1º de novembro), às 9h, uma plenária regional em São Mateus, com o objetivo de “discutir o presente e o futuro do Espírito Santo”. A reunião acontece no cerimonial Altoé, no Bairro Nova São Mateus, com a presença de lideranças partidárias e sociais.
Em entrevista por telefone para a Rede TC de Comunicações, o pré-candidato a governador pelo PT afirma que o tema das plenárias é O Futuro do Espírito Santo é a gente que faz. “E essa é a gente que faz, não é só o Partido dos Trabalhadores, é o Espírito Santo que faz. Então, nós estamos convidando, além dos filiados ao partido, lideranças de outros partidos, lideranças ligadas a entidades, instituições e lideranças também dos movimentos sociais” – salienta.
Conforme o parlamentar, a ideia é fazer uma provocação às lideranças e iniciar um processo de discussão de um projeto para o Espírito Santo. “Discutir a reeleição do presidente Lula, como é que a gente discute o Espírito Santo conectado com o governo federal, com o Brasil e discutir também a possibilidade de nós termos um projeto majoritário no Espírito Santo” – sustenta.

Foto: Assessoria Helder Salomão/Divulgação
À Reportagem, Helder Salomão pontua que, além da possibilidade de ele ser candidato a governador, o objetivo do partido no Estado é manter duas cadeiras na Câmara dos Deputados, reeleger o senador Fabiano Contarato e o presidente Lula. “Isso, claro, que está sendo ainda discutido, conversado com o partido nacionalmente, com o presidente Lula, com lideranças de outros partidos, com lideranças da sociedade capixaba, mas essa possibilidade [de ser candidato a governador] está colocada e nós estamos fazendo esses movimentos para ouvir a população e também começar a desenhar um projeto para o Espírito Santo” – destaca.
De acordo com o deputado, ainda neste ano ele pretende realizar duas plenárias regionais no Sul do Estado e uma na Grande Vitória.
AGENDAS
Antes de chegar ao norte, o deputado federal Helder Salomão deve visitar hoje as instalações do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em Aracruz. Às 14h, está prevista uma reunião no mesmo município, no Sindicato dos Trabalhadores Químicos. Ainda hoje, a agenda do parlamentar deve continuar em Boa Esperança, para uma reunião no Centro Cultural, no Centro, às 19h30.
Amanhã, as atividades de Helder devem começar em Pinheiros, às 8h, em reunião na Câmara de Vereadores. À tarde, às 15h, o parlamentar tem encontro com lideranças na quadra da Escola Paulo Freire, no Assentamento Adriano Machado, em Montanha. Neste dia, o deputado também pretende ir a Ponto Belo, Mucurici e Conceição da Barra. No sábado, atividades em São Mateus pela manhã e em Águia Branca à tarde.
Deputado afirma que MEC confirmou início das aulas de Medicina no Ceunes para março
Mesmo após a autorização do Ministério da Educação (MEC) para a implantação do Curso de Medicina no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), o deputado federal Helder Salomão destaca que tem acompanhado os trâmites para o início do curso. “Já está acertado: em março começam as aulas. Eu estive lá ontem (terça-feira) no Ministério novamente para uma reunião para tratar de outro assunto e está confirmado que em março terão início as aulas da primeira turma de Medicina em São Mateus” – sustenta.
Sobre o concurso para contratação dos professores e técnicos, Helder aponta que será tudo resolvido até março. “Isso já está acertado. O Ministério tem tomado providências que tinha que tomar, inclusive para a definição do código de vagas. E na sequência tudo será resolvido dentro do tempo. Está previsto no cronograma resolver tudo até março”, garante, ao ser indagado sobre o tema da Reportagem Ceunes aguarda autorização de criação de cargos para abertura de concurso público, publicada no dia 28 de outubro no Jornal Tribuna do Cricaré.
O deputado afirma que também vem reivindicando a implantação do Curso de Medicina no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Alegre. “E agora o que ainda não está certo é Alegre. Ainda há uma possibilidade para começar a primeira turma em agosto ou setembro do ano que vem. Mas isso ainda está sendo trabalhado. Agora, no caso de São Mateus, já está tudo certo. Tudo é combinado e acertado para que as aulas comecem em março de 2026” – enfatiza.
Foto do destaque: Assessoria Helder Salomão/Divulgação







