sábado, abril 19, 2025
InícioCidadesHá 70 anos, Família Sossai ajuda a construir a história de Jaguaré

Há 70 anos, Família Sossai ajuda a construir a história de Jaguaré

-

Sávio Sossai é um dos 11 filhos de José Sossai e Ilha Falchetto Sossai, descendentes de famílias italianas. Ele conta que os pais (in memoriam) migraram do sul do Estado para Jaguaré no ano de 1952, já com três filhos. José é natural de Conceição do Castelo e Ilha de Venda Nova do Imigrante. Ele ferreiro, ela professora, decidiram fincar raízes em Jaguaré onde tiveram mais oito filhos.

“Minha família resolveu vir para o norte procurar terra. Naquela época tinha muita terra devoluta do governo e aqui conseguiram comprar uma propriedade. O meu pai começou a trabalhar como agricultor e continuou com os serviços de ferreiro como fazia lá no sul do Estado” – detalha Sávio Sossai.

Ele ressalta que as histórias que o pai sempre contou envolvem esforço e coragem. “Eu nasci em 1955, mas papai sempre nos contava que aqui na região era tudo mata. A cidade mais próxima era São Mateus e ele não tinha condução [transporte] na época. Muitas vezes ia a São Mateus de bicicleta” – lembra.

Leia também:   Jaguaré realizará mutirão para emissão de carteiras de identidade

Para Sávio, na época, o pai dele foi um grande empreendedor e um dos pioneiros em Jaguaré em muitas situações. Cita que, com o passar dos anos, já instalado em Jaguaré que ainda não havia se emancipado, José Sossai foi o responsável por montar a primeira máquina de pilar café do Município, além de uma máquina de pilar arroz e uma farinheira.

“Ele mexia com roça também, mas na época quase não existia café aqui. Fazia plantio de milho, feijão, entre outros. Montou uma vendinha na época, chamada J Sossai Armazém. Era um cara empreendedor” – destaca.

Ferreiro natural de Conceição do Castelo, José Sossai chegou em Jaguaré no ano de 1952 com a esposa, a professora natural de Venda Nova do Imigrante Ilha Falchetto Sossai, e mais três filhos. Nestes 70 anos constituíram uma família numerosa.
Foto: Divulgação

De acordo com Sávio, além do empreendedorismo, o pai sempre esteve ativo na sociedade contribuindo para o desenvolvimento de Jaguaré. “Anos antes da emancipação administrativa, ele participava de um comitê pró-melhoramento de Jaguaré. Era uma entidade que foi criada para buscar recursos para construção de escolas, por exemplo. Muitas coisas foram realizadas através desse comitê e meu pai participou dele ativamente. Ele e mamãe têm uma história muito bonita” – reforça.

Leia também:   Jaguaré realizará mutirão para emissão de carteiras de identidade

O casal constituiu uma família grande no município que tem hoje, além dos 11 filhos, 7 genros e 4 noras, 31 netos, 35 bisnetos, 2 tataranetos e 25 agregados.

 

Semana Cultural Italiana

 

Jaguaré – Para Sávio Sossai, a Semana Cultural Italiana realizada pela Associação do Movimento Italiano em Jaguaré (Amitaj) é uma festa de extrema importância para o resgate dos valores e da cultura italiana jaguarense.

Os filhos do casal José Sossai-Ilha Falchetto Sossai participam ativamente da Semana Cultural Italiana.
Foto: Divulgação

“É uma festa importante que serve para não deixar as tradições e costumes ficarem no esquecimento. É um período para recordar as práticas antigas. No sábado, por exemplo, vai ter a tratorella, onde normalmente as famílias desfilam com alguns objetos antigos, como o moedor de café e utensílios para fazer polenta. A Semana Cultural Italiana busca resgatar um pouco dessa cultura” – complementa.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível