A 4ª Companhia da Polícia Militar de Guriri registrou queda no número de crimes contra a pessoa e contra o patrimônio nesta primeira quinzena de 2020. Comandante da unidade que é responsável pela segurança pública na área que inclui Barra Nova, Uruçuquara, Campo Grande, Nativo e Grande Pedra D’Água, tenente Lee destaca que neste ano foram quatro crimes contra a pessoa, contra o mesmo número de registros na primeira quinzena do ano passado. Porém ele explica que em 2019 houve também uma tentativa de homicídio. Houve redução também no número de furtos e roubos. Foram 19 furtos e 20 roubos em 2019, contra 18 furtos e 16 roubos neste ano.

Nas ações são feitas abordagens preventivas onde já foram apreendidas armas de fogo e drogas, além de recuperar veículos com restrição de furto ou roubo. -Fotos: 4ª CIA-PM-Guriri/Divulgação

O tenente Lee destaca ainda que estão sendo realizadas cerca de dez blitzem e cercos táticos diariamente em diversos pontos do balneário por meio da Operação Verão, que continua até depois do Carnaval, para inibir as ações criminosas. Ele frisa que nestas ações são feitas abordagens preventivas de já foram apreendidas armas de fogo e drogas, além de recuperar veículos com restrição de furto ou roubo. O comandante afirmou que a Polícia Militar está atenta, monitorando e intensificando as ações e abordagens durante as rondas preventivas com o objetivo de combater e prevenir os crimes, além de aumentar a sensação de segurança da população.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

Em relação aos assaltos na orla, especificamente os cometidos por dois criminosos numa moto barulhenta ocorrido no fim de semana, o tenente Lee frisou que os assaltantes ainda não foram presos. No entanto, também não houve registro de mais ataques com moto barulhenta. A Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de São Mateus (Depatri), está investigando o caso. Imagens de videomonitoramento de vários pontos do balneário foram recolhidas para auxiliar nas investigações.

Leia também:   PRF recupera em Cariacica carro roubado em São Mateus
Por meio da Operação Verão, que continua até depois do Carnaval, as blitzem e cercos táticos têm o objetivo de inibir as ações criminosas. -Fotos: 4ª CIA-PM-Guriri/Divulgação

DICAS DE SEGURANÇA

Neste período em que há o aumento de circulação de pessoas pelo balneário, o tenente Lee dá algumas dicas de segurança para os frequentadores, principalmente os que participam de eventos festivos. Ele afirma que na maioria das vezes as pessoas procuram a PM afirmando que foram vítimas de furto, quando na verdade, apenas perderam o objeto e, no caso de veículo, esqueceram onde deixou estacionado.

Ele orienta que as pessoas evitem transitar em aglomerações com objetos de valor, como joias e telefones celulares. Evitar também a carregar grande quantidade de dinheiro. “A culpa nunca é da vítima, mas existem algumas atitudes que ela pode adotar para evitar o crime”, disse. O comandante afirma que está sendo preparado um projeto que visa orientar estudantes e o público em geral quando aos cuidados para evitar que sejam vítimas da criminalidade. De acordo com ele, o projeto será desenvolvido por meio de palestras e instruções nas escolas e outros locais que forem solicitados.

Leia também:   Famílias organizadas pelo MST ocupam fazenda onde funcionou fábrica da Inquinor em São Mateus

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here