De 1° a 4 de maio, serão examinados os primeiros candidatos a faixa preta, formados pelo sensei Zé Mário, em Guriri, onde devem estar presentes praticantes vindos de diversos estados do Brasil e também de Portugal.

O dojo (espaço da prática) da IOGKF Brasil (Associação Brasileira de Okinawan Goju-Ryu Karate-Do) está situado na Avenida Oceano Atlântico, defronte ao mar, numas instalações com características bastante tradicionais, a exemplo dos dojos de Okinawa (Japão), de onde é originária esta arte marcial tradicional.

Natural de Portugal, o sensei Zé Mário chegou a Guriri em 2010 e, desde então, se dedica integralmente à formação de crianças, jovens e adultos nesta arte marcial tradicional, “que foca na defesa da integridade do indivíduo, na manutenção de uma vida saudável e também na aprendizagem de toda uma cultura japonesa centrada em valores bem necessários para a sociedade atual”.

Ele destaca o exame de graduação dos primeiros faixas pretas formados totalmente em Guriri. Para este momento histórico, Zé Mário receberá karate-kas de estados como Minas Gerais, São Paulo, Amazonas e Roraima.

Para examinar os candidatos a faixa preta, Zé Mário relata que virá de Portugal o mestre Jorge Monteiro, 8º dan, instrutor-chefe da IOGKF Portugal, “que chegará acompanhado de diversos faixas pretas portugueses”.

O exame de graduação é a consagração de todo um trabalho desenvolvido pelo sensei Zé Mário, mas também pelo espírito de compromisso e muito esforço por parte dos alunos. “Com certeza um acontecimento inédito para um balneário da dimensão de Guriri”, frisa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here