Os guarda-vidas que trabalham em Guriri estão orientando os banhistas a evitarem os locais no mar, até mesmo antes da arrebentação nas proximidades da areia, onde eles identificam correntes de retorno e buracos. O fato foi observado na manhã desta sexta-feira (17) e relatado à Rede TC por frequentadores da praia.

Os guarda-vidas foram instruídos a serviço preventivo de orientação aos banhistas. Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Coordenador da equipe de guarda-vidas, Carlos Henrique Pestana Barbosa detalha que as orientações fazem parte do trabalho de prevenção. Conforme disse, o que aconteceu nesta manhã foi a indicação dos profissionais para que os banhistas não tomassem banho em locais que foram identificados com corrente de retorno. Ele salienta que além da comunicação verbal, uma bandeira vermelha é colocada nestes pontos da praia.

Comandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, o major Cristiano Sartório reforçou que esse serviço dos guarda-vidas de orientação é normal e segue instruções dados pela cooperação durante o curso. “Eles observam onde tem buracos e orientam”, destacou. O major acrescenta que os guarda-vidas também pedem aos banhistas que entram muito para dentro do mar, mesmo que não tenham buracos e correntes, que retornem para mais perto da areia. “Fazem essa orientação para evitar a necessidade de resgate”, reforça.

Desta forma, os guarda-vidas pedem a compreensão dos frequentadores para que atendam as orientações, aproveitando o lazer de forma mais segura. Major Sartório detalha que foram registrados 156 salvamentos em Guriri desde o início do Verão até quarta-feira. Ele acredita que até nesta sexta-feira (17) este número possa ter ultrapassado 160. Não foi registrado óbito em virtude de afogamento em Guriri neste período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here