JEREMIAS WERNEK
PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) – A chance de o Grêmio escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro passa também por dois jogos que ocorrem longe de Porto Alegre, envolvendo equipes que não brigam por nenhum grande objetivo contra times desesperados no fim da tabela. Mas, nos bastidores, o clube gaúcho demonstra otimismo por conta de detalhes envolvidos na 38ª rodada.

Mas antes de pensar em outros confrontos, o Grêmio precisa vencer o Atlético-MG nesta quinta-feira (9), às 21h30, em Porto Alegre (RS), pela última rodada da competição. Caso faça sua parte, o Tricolor entra na torcida contra a concorrência: o Juventude tem de perder para o Corinthians, em Caxias do Sul (RS), e o Bahia precisa ser derrotado pelo Fortaleza na Arena Castelão.

A equipe de Vagner Mancini tem 40 pontos contra 43 de Juventude e Bahia, mas pode igualar a pontuação da dupla e levar a melhor no número de vitórias. Nesse cenário, o Grêmio saltaria do 18º lugar para a 16ª posição na tabela. E estaria livre do rebaixamento.

Leia também:   Rio Branco e Venda Nova em vantagem nas semifinais do Capixabão

Em Porto Alegre, o entendimento dos dirigentes gremistas é que Corinthians e Fortaleza terão interesse nos jogos pela premiação em disputa. Os dois times têm chance de terminar em quarto lugar na tabela, colocação que vale R$ 1,6 milhão a mais que a quinta posição.

O Corinthians tem 57 pontos, enquanto o Fortaleza acumula 55. Ou seja, se o Timão perder pode ser ultrapassado. Se empatar, pode ser igualado em pontos, mas tem menos vitórias. A vitória, portanto, dá segurança aos comandados de Sylvinho.

No caso do Fortaleza, além da briga por uma posição (e dinheiro) a mais, o Grêmio aposta em outro fator: uma emergente rivalidade entre os dois clubes do Nordeste. São dois projetos que emergiram no cenário nacional nos últimos anos e vêm brigando por espaço na elite.

O time cearense poderia assim, digamos, “eliminar” o rival do Brasileirão -lembrando que o Bahia despachou o Leão da Pici na semifinal da Copa do Nordeste nesta temporada, para, depois, ser campeão. Além do mais, no primeiro turno do Brasileirão, em Salvador, a equipe da casa se saiu vitória mais uma vez, ao golear o time de Juan Pablo Vojvoda levou 4 a 2, com show de Rodallega.

Leia também:   Esportes Brasil empata em 3 a 3 com Espanha em amistoso

O Grêmio também precisa, claro, cuidar do próprio jogo. Os ídolos Geromel e Kannemann, suspensos, estão fora da partida. Rodrigues e Ruan deverão atuar contra o campeão Atlético-MG, assim como Douglas Costa, que cumpriu suspensão diante do Corinthians, no domingo (5).

O Atlético-MG, por sua vez, não tem mais grandes ambições na competição, além de melhorar sua marca de pontos. A preocupação da equipe, agora, é a final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR, e o primeiro jogo acontece no domingo (12). Por isso, o Galo entrará em campo com uma formação reserva.

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Horário: 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (9)
Juiz: Raphael Claus (SP)
VAR: Wagner Reway (PB)
Transmissão: Globo, Sportv e Premiere

 

Foto do destaque: Pedro Souza / Atlético

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here