Reunir em um só local as informações sobre todos os serviços ofertados pelo Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia (Hemoes), tornando o acesso do cidadão mais simples, ágil e fácil. O novo site do Hemoes, lançado pela Secretaria da Saúde (Sesa), entra em funcionamento a partir desta segunda-feira (21), com informações que abrangem desde como funciona a captação de sangue até outros serviços, como o cadastro de medula óssea.

“É uma grande satisfação ofertar à população capixaba o novo site do Hemoes. Agregamos serviços, como, por exemplo, o de agendamento on-line para doação de sangue. Essa ferramenta possibilitará total autonomia ao candidato para a doação, uma vez que é a própria pessoa que fará seu cadastro, agendamento e, caso necessário, o cancelamento. O site tem o objetivo de proporcionar maior agilidade e praticidade aos doadores e, ao mesmo tempo, levar informações e esclarecer dúvidas frequentes”, disse a coordenadora-geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad.

Para a construção do site, a Sesa contou com parcerias dos profissionais do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Estímulo à Inovação (NUDeTI-SUS); do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi); de técnicos do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest); da Gerência de Tecnologia da Informação da Sesa (GTI); e da Gerência de Comunicação da Sesa, além dos servidores Hemoes.

Leia também:   Governo do ES repassa R$ 2,5 milhões para projeto do Parque Municipal de Montanha

O coordenador do NUDeTI-SUS, Gláucio Henrique da Silva, falou sobre o planejamento do site. “É um trabalho de equipe que se reflete em um bom resultado. O cidadão capixaba terá à disposição um portal de fácil navegação e importantes conteúdos para estimular ainda mais os doadores”, disse.

Conteúdo

O site do Hemoes conta com esclarecimentos sobre doação de sangue, cadastro de doadores de medula óssea, funcionamento do ambulatório de hematologia, entre outras atividades. De forma clara e prática, já na página principal, o site direciona o cidadão para informações, como: “sobre sangue”, “agende sua doação”, “serviços”, “captação e hemocentros”, além de informar sobe o estoque de sangue. Esse dado é atualizado diariamente, sinalizando como está a disponibilização do estoque de sangue no Hemoes central.

 

Confira:

– Como doar: informa o cidadão sobre os tipos de doação, requisitos para doação e um link para que seja realizado o agendamento da doação de sangue;

– Onde doar e horários: o cidadão terá informações sobre os horários específicos de cada unidade do hemocentro do estado, incluindo o hemocentro em Vitória;

Leia também:   Governo autoriza concurso para procurador do Estado

– Agende sua doação: clicando nessa opção o cidadão é direcionado à plataforma de acesso do cidadão, onde ele realizará um cadastro uma única vez, facilitando assim futuros agendamentos;

– Perguntas frequentes: está uma lista de critérios e situações, que podem vir a impedir a seleção de candidatos à doação de sangue;

– Notícias: espaço destinado às informações sobre os últimos acontecimentos nos hemocentros.

O site disponibiliza abas que se subdividem em assuntos relacionados ao escolhido, como, por exemplo, clicando na aba “sangue”, o cidadão terá informações sobre o sangue, sobre a doação, doação por aférese, quem pode doar, como doar, etapas da doação e orientações pós doação. Essa função da ferramenta contribui para fornecer informações e promover a agilidade para que o cidadão consiga agendar serviços, como a doação de sangue.  

Toda a estrutura do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia é informada na plataforma, como o atendimento ambulatorial, serviço de farmácia, ambulatório transfusional, atendimento ao público externo com base em suas atividades de ensino, laboratório de sorologia e imunohematologia, entre outros.

Leia também:   Bandes disponibiliza investimento para setor metalmecânico

Acesse o novo site do Hemoes: https://hemoes.es.gov.br.

 

Foto do destaque: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here