Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo passam a contar com uma ferramenta para acompanhar o agendamento de consultas e exames solicitados pelos municípios ao Estado. É o Portal SUS, página na internet idealizada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). A solenidade de lançamento do Portal ocorreu nesta segunda-feira (22) no gabinete do governador Paulo Hartung, no Palácio Anchieta, em Vitória.

Com o Portal SUS, o usuário terá acesso ao seu histórico de consultas e exames solicitados ao SUS no âmbito estadual e ainda será possível conferir o andamento destas solicitações, com a informação atualizada dos atendimentos realizados e a realizar.

“Avançamos um passo importantíssimo com o Portal do Sistema Único de Saúde. É uma ferramenta gerencial, transparente e importante para fortalecer o SUS. Queremos superar a judicialização deste sistema, que é descentralizado e hierarquizado. Com essa nova ferramenta, os usuários poderão acompanhar de perto o andamento de consultas e exames”, explicou o governador Paulo Hartung.

O endereço do Portal SUS é www.portalsus.es.gov.br e, para ter acesso, basta que o usuário tenha em mãos o número do seu Cartão Nacional de Saúde.

Em breve, o usuário também receberá uma notificação por SMS sobre a data do agendamento, desde que tenha feito o seu cadastro no Portal SUS.

Na solenidade de lançamento do Portal, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, ressaltou que a ferramenta dá transparência aos serviços do SUS prestados no Estado.

“Nossa preocupação, desde que chegamos ao governo, era dar transparência à gestão das filas de acesso aos serviços do SUS. Esta fila de consultas e exames, que está contemplada no Portal SUS, vai permitir que o cidadão acompanhe o agendamento de suas solicitações. Eram informações que, para ter acesso, o usuário dependia de procurar os municípios, e hoje ele vai ter pela internet, de casa. Vai poder saber se está agendada a consulta ou o exame dele; se ele tiver sido atendido, a data do atendimento vai estar lá no sistema; se houver alguma pendência para agendamento do atendimento ou se a solicitação for cancelada por algum motivo, essas informações também vão constar no sistema. Enfim, o usuário vai ter um conjunto de informações que são importantes para ele fazer um controle do próprio sistema de saúde. É uma ferramenta não só de transparência, mas de controle social, para que a população possa, pela primeira vez aqui no Estado, ter alguma informação a respeito das suas demandas em relação ao agendamento de consultas e exames no SUS”, explicou Oliveira.

Como funciona

Para acessar o Portal SUS, o usuário precisará inserir o número do Cartão Nacional de Saúde e informar as letras da imagem que aparecem para realizar o login.

Ao entrar na página principal do portal, abrirá a aba “consultas e exames” mostrando a data de solicitação do município ao Estado, o número do Cartão do SUS e o histórico de atendimentos com o número da solicitação, indicação do procedimento, a unidade solicitante (origem), a data de entrada do pedido no sistema e a situação.

O usuário só terá acesso às informações sobre o agendamento de suas consultas e exames com o número do cartão do SUS.

 

As situações do paciente são:

AGENDADA

A sua solicitação está agendada. É necessário que você retire, com antecedência, o comprovante de agendamento na Unidade de Saúde de referência. Somente com este comprovante o atendimento será realizado.

 

AGUARDANDO AGENDAMENTO

A sua solicitação está registrada e aguarda disponibilidade para ser agendada.

 

ATENDIDA

A sua solicitação consta como atendida em nosso sistema.

 

NÃO COMPARECIMENTO

A sua solicitação foi agendada e, por algum motivo, não foi registrada em nosso sistema como atendida. Favor verificar junto à Unidade de Saúde mais perto de sua residência.

 

CANCELADA

A sua solicitação foi cancelada. Favor verificar junto à Unidade de Saúde mais perto de sua residência.

 

PENDÊNCIA

A sua solicitação apresenta alguma pendência e necessita ser ajustada. A orientação é ir até a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para solicitar a correção da pendência existente.

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