O Governo do Estado lançou nesta quinta-feira (27) o edital para a contração dos projetos executivos e das obras de macrodrenagem de Guriri. De acordo com o edital do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), os investimentos são da ordem de R$ 344 milhões. O edital inclui também obras de pavimentação no balneário de Guriri.

A licitação está prevista para acontecer no dia 30 de setembro deste ano e o prazo de execução da obra é de três anos e sete meses.

O anuncio do edital foi feito pelo governador Renato Casagrande em mensagem distribuída na quarta-feira (26). Acompanhado do vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, e do diretor-presidente do DER-ES, Freitas, o governador Casagrande disse que a previsão da obra é construir 8,8 quilômetros de redes para a macrodrenagem em Guriri.

O anúncio do edital para as obras de macrodrenagem em Guriri foi feito pelo governador Renato Casagrande, acompanhando do diretor-presidente do DER-ES, Freitas, e do vice-governador Ricardo Ferraço.
Foto: Divulgação

“Um investimento importantíssimo. Estamos publicando o edital para selecionar a empresa. Depois a empresa vai fazer um projeto executivo. E aí, sim, depois de aprovada, projeto executivo, começa a obra. Mas é o primeiro passo depois de a gente ter tentado fazer esse trabalho e não ter tido o sucesso porque a empresa desistiu da obra. Nós refizemos o projeto e estamos tentando novamente” – explicou Casagrande.

Leia também:   Hospital Estadual Roberto Silvares realiza primeira cirurgia por vídeo

“Eu só posso ter gratidão a essa decisão importante que o senhor toma. Gratidão a esse tempo que o Estado vive de organização sob a gestão do senhor, sob a gestão do Ricardo Ferraço, e me considero acionista desse tempo em que o Estado está muito organizado e que tem condição de publicar um edital de licitação da macrodrenagem de Guriri da ordem de 340 milhões de reais. Gratidão por identificar que Guriri precisa dessa infraestrutura” – reforçou Freitas.

A macrodrenagem em Guriri é vista como uma obra que deverá solucionar o problema dos alagamentos no balneário mateense, como os ocorridos no final de 2022 e início de 2023.
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

HISTÓRICO

Anunciada pela primeira vez pelo governador Renato Casagrande em junho de 2021, a macrodrenagem em Guriri chegou a ter a primeira licitação deserta, com nenhuma empresa apresentando proposta. Depois, um projeto foi apresentado pelo Governo do Estado, no entanto ele precisou passar por adequações devido aos alagamentos registrados no final de 2022 e início de 2023. Numa segunda licitação, uma empresa chegou a vencer, porém, desistiu da obra.

Guriri tem boa parte de sua área quase ao nível do mar, e às vezes, abaixo dele, enfrentando problemas de alagamento desde o início da urbanização, na década de 70. A macrodrenagem é vista como uma obra que deverá solucionar esse problema.

Leia também:   Energia solar muda a paisagem e promove o desenvolvimento sustentável no norte do Estado

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here