O governador Renato Casagrande anunciou no início da noite de ontem a ampliação de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus no Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória.

No sábado o governador já havia anunciado a abertura de mais 47 leitos exclusivos de covid –sendo 20 de UTI, 15 semi-intensivos e 12 de enfermaria. São 57 leitos a mais para atendimento exclusivo para covid-19 no Espírito Santo

Na noite de ontem, o governador falou sobre a abertura de mais leitos para tratamento da doença e aproveitou a ocasião para novamente agradecer aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia.

“Estamos com 877 leitos de UTI abertos, quase antecipando a nossa meta que é de abrir 900 leitos de UTI Covid até o fim de abril. Batemos recorde de pacientes internados no sistema público, sem contar os privados. Mas abrir leito é um paliativo. O que enfrenta a Covid e inibe a transmissão do vírus enquanto não temos vacina para todos é seguir os protocolos de saúde. Meu agradecimento também a todos os profissionais de saúde que estão se esforçando muito nesse momento” – afirmou Casagrande.

Leia também:   Polícia Militar apreende crack em Pinheiros

O governador ainda lamentou os óbitos registrados em 24 horas nessa segunda-feira (29), reforçando a importância de as pessoas cumprirem a quarentena determinada pelo Governo do Estado com objetivo de conter o aumento do contágio do vírus.

“Hoje [ontem] tivemos um triste recorde de 89 óbitos. Foi o maior registro até o momento, mostrando o crescimento de óbitos nesses dias. Estamos pedindo e alertando as pessoas do momento grave que estamos vivenciando. Mesmo sendo atendidos, 89 pessoas perderam a vida. Muita gente está ajudando e o isolamento social está aumentando” – declarou.

LEITOS

O Programa Estadual Leitos para Todos foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado. O objetivo é garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

 

Foto de destaque: Hélio Filho-SecomES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here