O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta quinta-feira (25), no município de Colatina para anunciar a ampliação de mais 10 leitos de enfermaria para o enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, os novos leitos serão disponibilizados no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Colatina, por meio da contratualização no valor de R$ 601.386,00 por mês. A ação faz parte do Programa Estadual “Leitos para Todos”.

Os novos leitos serão disponibilizados no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Colatina, por meio da contratualização no valor de R$ 601.386,00 por mês. Foto: Hélio Filho/Secom

Com essa nova expansão, a unidade passará a ofertar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ao todo, 30 leitos de enfermaria, já que o Estado já contratualiza outros 20 leitos de enfermaria e mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Estamos abrindo esses novos leitos na Santa Casa de Colatina. Aqui no município já temos outros leitos de UTI e enfermaria em outros hospitais. Mas por mais que a gente abra leitos, os hospitais estão pressionados. Mesmo com o forte crescimento da demanda por leitos de UTI, estamos conseguindo atender os capixabas. No dia de ontem, chegamos a 750 leitos ocupados de UTI e isso tem aumentado todos os dias” – afirma o governador.

Leia também:   Polícia Civil prende mulher apontada como uma das mais procuradas de município capixaba

Casagrande lembra que o Estado terá 900 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 até o final de abril, mas fez um novo apelo à população para que respeite o distanciamento social para reduzir a pressão sobre o sistema de saúde.

“Preciso da compreensão de todos para que a gente possa reduzir a interação entre as pessoas e assim reduzir a contaminação pelo vírus. Peço ajuda de todos nesse período de quarentena, que foi instituída com o objetivo de reduzir essa interação” – declara.

Em sua fala, o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa, ressalta o esforço do Governo do Estado na garantia de acesso a leitos pela população capixaba.

“Estamos diariamente fazendo entregas importantes à sociedade capixaba, com a ampliação de leitos, pela segunda fase de expansão do programa ‘Leitos para Todos’” – destaca.

Leitos para Todos

O Programa Estadual “Leitos para Todos” foi instituído pelo Governo do Espírito Santo em abril de 2020, por meio da Portaria Nº 071-R, como estratégia de qualificação e reestruturação da rede de atenção à saúde e fortalecimento do papel da regulação do Estado, com o objetivo de garantir o acesso à atenção hospitalar a todos os pacientes que desenvolverem formas graves da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entre elas, o novo Coronavírus (Covid-19).

Leia também:   Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em São Mateus

Deste modo, a Secretaria da Saúde (Sesa) sustenta que estruturou uma ampla reforma nas áreas físicas das unidades hospitalares próprias e também um processo de contratualização de leitos em hospitais filantrópicos, federais e privados.

 

Foto de destaque: Hélio Filho/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here