O Governo do Estado prevê concluir em agosto o projeto de construção de barragem no Córrego Bamburral, em São Mateus. A barragem é uma antiga reivindicação do Município como solução para os problemas de abastecimento de água potável na cidade. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Agricultura (Seag), estão sendo investidos R$ 572 mil na elaboração dos projetos.
De acordo com o Governo do Estado, essa e outras ações já são desenvolvidas para diminuir os impactos das mudanças climáticas, como a construção de outras barragens. Ainda no norte do Estado, uma barragem está prevista para começar a ser construída no município de Mucurici, em Itabaiana.
Outras barragens para a reservação de água estão em construção ou com início previsto para os próximos meses no Espírito Santo. Uma delas, em Linhares, foi recentemente concluída e uma outra começa a ser feita em Aracruz.
No sul do Estado, uma barragem está em construção em São Roque do Canaã com previsão de conclusão até o final deste ano. Em maio, o Governo do Estado autorizou o início das obras de construção da Barragem Córrego Ribeirão Floresta, em Cachoeiro de Itapemirim.
ESTADO DE ATENÇÃO
O Estado de Atenção para a situação hídrica no Espírito Santo passou a valer na terça-feira (16), após resolução da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). O documento traz recomendações para o uso racional da água e, especificamente aos agricultores, indica o manejo adequado da irrigação aos usuários e empreendedores agrícolas.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Agricultura (Seag), a Resolução 002/2024 da Agerh foi emitida devido à falta de chuvas e à estiagem dos últimos meses, que contribuiu para baixar as vazões em rios capixabas.
NOVAS OBRAS
As medidas para mitigar o impacto da estiagem no Espírito Santo recebem um reforço com outros nove projetos para novas barragens que começam a entrar no planejamento do Governo do Estado para os próximos anos.
Essas novas barragens estão previstas para os municípios de Jaguaré, Montanha, Ecoporanga, Governador Lindenberg e Baixo Guandu. Já no sul, os municípios beneficiados serão Alegre, Rio Novo do Sul e São José do Calçado.







