terça-feira, dezembro 3, 2024
InícioGeralGoverno do ES abre escritório no Parque Estadual de Itaúnas para tirar...

Governo do ES abre escritório no Parque Estadual de Itaúnas para tirar dúvidas sobre o programa de concessão

-

O Governo do Estado abriu um escritório regional no Parque Estadual de Itaúnas que tem como objetivo fornecer esclarecimentos para moradores da Vila e das demais comunidades vizinhas sobre o Programa Estadual de Desenvolvimento de Unidades de Conservação do Espirito Santo (Peduc). “Instalada nas dependências do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a base tem dois técnicos nomeados pelo Governo do Estado, ambos com experiência em temas socioambientais, e tem como objetivo ampliar ainda mais o processo de escuta e esclarecimento à comunidade sobre a concessão da unidade, uma das seis previstas pelo Peduc” – explica a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama).

De acordo com a pasta, em princípio, o escritório regional deverá funcionar por 30 dias, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. “A base entrou em operação nesta quarta-feira (27) e ali estão informações completas e detalhadas sobre as iniciativas previstas no programa de concessão, cujos investimentos devem gerar 3 mil empregos diretos e indiretos apenas na região. A abertura atende a um pedido recebido pelo Governo durante audiências públicas já realizadas. Para contatos e informações, o telefone do escritório é (27) 99283-6740” – detalha.

“Nossa intenção com a abertura desse escritório em Itaúnas é ampliar o processo de escuta, já que o Peduc é um programa em construção, cujas sugestões podem e devem ser avaliadas pela população, que será a maior beneficiada com a concessão”, afirma o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni. “Queremos colher o máximo de subsídios e sanar as dúvidas para aperfeiçoar o programa”, completa o secretário.

 

Seama detalha atrativos

A Seama defende que, na proposta que está sendo debatida com os moradores, “constam várias ações com reflexos diretos para a qualidade de vida de quem vive do parque, além de contrapartidas ambientais que promovem a inclusão social e protegem o patrimônio natural”.

“O Peduc prevê a implantação de equipamentos turísticos, como pousadas e restaurantes dentro do parque, que deverão reduzir a sazonalidade que afeta a rede de hospedagem local. Os barraqueiros serão contemplados com novos quiosques durante todo o período da concessão. Os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura, por sua vez, terão acesso a uma tirolesa e a uma torre de observação do pôr do Sol”.

“O resgate histórico também será um atrativo a mais: o programa inclui a reconstrução da antiga Vila de Itaúnas para preservar a memória local. A Casa do Tamandaré, hoje em ruínas, será restaurada e junto dela será construído um pequeno complexo de casas com café e lojas para ampliar a atratividade dos turistas” – complementa a Seama.

 

Foto do destaque: Seama/Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível