Na manhã desta quarta-feira (26), o governador Paulo Hartung irá visitar a Rede Cuidar em Nova Venécia.

A unidade foi a primeira da Rede Cuidar a ser inaugurada no Espírito Santo, e completou um ano de funcionamento no último dia 15 de setembro. Até o momento, 28.503 pessoas foram atendidas no local, com 51.726 consultas e exames realizados.

“Estou aqui visitando a nossa unidade da Rede Cuidar de Nova Venécia. Ela foi a primeira. Tem um ano de trabalho. Um ano em que nós atendemos quase 30 mil pacientes e fizemos quase 50 mil procedimentos. São procedimentos que, muitas vezes, se dirigiam para a Grande Vitória, e agora esses procedimentos estão sendo feitos aqui, perto de onde os usuários do SUS moram e vivem com seus familiares. Depois de Nova Venécia, nós fomos para Santa Teresa. Construímos lá a segunda unidade da Rede Cuidar. Depois de Santa Teresa, fomos para Guaçuí, e agora estamos nos preparando para, nos próximos dias, colocarmos em funcionamento a Rede Cuidar de Linhares. É isso: descentralizar as consultas especializadas; descentralizar os exames, e levar Saúde e SUS para perto dos usuários e das comunidades”, destacou o governador Paulo Hartung.

Leia também:   Brasil atinge 2 milhões de casos prováveis de dengue

A Rede Cuidar em Nova Venécia atende 425.796 moradores dos municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

No local, é garantida a integralidade da atenção aos usuários, por meio das linhas de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico).

A segunda unidade da Rede Cuidar implantada no Estado foi em Santa Teresa, inaugurada em abril deste ano. A unidade atende 146.552 moradores dos municípios de Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã.

Em agosto, foi aberta a terceira unidade, em Guaçuí, que atende aproximadamente 230 mil moradores de 14 municípios da região Sul do Estado (Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui).

Leia também:   Brasil atinge 2 milhões de casos prováveis de dengue

Juntas, as três unidades já realizaram 32.274 atendimentos, e 66.669 consultas e exames.

Rede Cuidar

A Rede Cuidar está reorganizando o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames, até a rede hospitalar.

Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento para a Grande Vitória; o aumento da oferta de consultas e exames; a redução do tempo de espera para consultas e exames; o atendimento personalizado e humanizado; a integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Serão cinco unidades – Nova Venécia, Santa Teresa, Guaçuí (em funcionamento), Linhares (até o final de 2018) e Domingos Martins – cobrindo todo o Estado com consultas e exames especializados mais perto de casa.

Com todas as unidades em funcionamento, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para a Grande Vitória em busca de atendimentos, garantindo mais qualidade de vida ao cidadão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here