O envelhecimento transforma não apenas a aparência, mas também as partes internas do corpo. E essas transformações alteram a sensibilidade, o que é perceptível em idosos, que ficam mais vulneráveis ao frio. As observações são da médica geriatra Lícia Calmon dos Santos de Oliveira, que dá dicas para amenizar os efeitos da estação mais fria do ano nessa parcela da população e como aproveitar o friozinho do Inverno com saúde e tranquilidade.

“É importante aumentar a ingestão de líquidos já que no Inverno temos menos sede, o que aumenta o risco de desidratação, lesões, rachaduras e mucosas na pele, uma vez que o idoso não regula muito bem a temperatura corporal, o que piora com a pouca ingestão de líquido” – frisa.

A geriatra Licia Calmon afirma que problemas respiratórios, alergias e até complicações na pele aumentam durante o Inverno, especialmente em idosos.
Foto: Divulgação

Ela pontua que, para manter a boa saúde durante a estação, é necessário agasalhar, principalmente as extremidades do corpo por conta do aumento de dores crônicas, em especial devido a artroses. “Outro ponto muito importante é estar com a vacinação em dia, tanto de gripe como a vacina de pneumonia, por causa do aumento de casos no Inverno, que são mais graves em idosos. Os diagnósticos de gripe aumentam muito por estarmos mais confinados em ambientes fechados neste período” – explica.

Leia também:   PM prende no Boa Vista homem com mandado de prisão em aberto

De acordo com Lícia Calmon, problemas respiratórios, alergias e até complicações na pele aumentam nesse período. Ela ressalta que os atendimentos médicos também aumentam em torno de 40% e reforça os cuidados necessários que os idosos devem tomar para desfrutar do frio com mais tranquilidade e saúde.

“É primordial ⁠se hidratar, ⁠manter o calendário vacinal em dia, se agasalhar, manter a casa arejada, tomar ⁠banhos mornos rápidos para não alterar muito a temperatura corporal, ⁠tomar Sol, balancear a alimentação com muitas verduras e frutas” – orienta.

A mateense Licia Calmon é formada em Geriatria em Vitória e possui especialização pela UFMG. Ela atua na área há 12 anos em São Mateus.

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here