quinta-feira, janeiro 16, 2025
InícioCidadesGedson Salarolli acredita que 2025 será ainda melhor para a economia de...

Gedson Salarolli acredita que 2025 será ainda melhor para a economia de Jaguaré

-

O presidente do Sindicato Rural de Jaguaré, Gedson Geraldo Salarolli, destaca os pontos fortes da economia local no ano em que Jaguaré completa 43 anos da lei de emancipação política e administrativa. Na opinião dele, em 2024, houve empolgação com a alta do preço do café conilon no mercado internacional. E para 2025, acredita que será um ano ainda melhor para a economia jaguarense.

“O que se destaca em Jaguaré é a agricultura, em especial o cultivo de café, pimenta-do-reino, além da fruticultura, como o mamão. Ano passado, por causa de estiagem, os grãos não se formaram direito. Até teve café, mas na hora da secagem, ouve uma quebra muito grande, acima de 40%, o que não era esperado” – salienta.

Gedson Geraldo Salarolli é presidente do Sindicato Rural de Jaguaré.
Foto: Divulgação

Segundo ele, foi necessária uma quantidade maior de grãos para encher uma saca de 60 quilos. Gedson lembra que o que salvou neste ano foi a alta repentina nos preços, que logo no início de 2024, ultrapassou a barreira histórica de R$ 1 mil a saca. “O valor hoje está quase dois mil reais e a expectativa é que ultrapasse esse patamar. Logo, a gente acredita que a safra de 2025 será muito boa” – frisa.

Leia também:   Jaguaré intensifica treinamento para a estreia no Capixabão 2025

O produtor rural afirma ainda que é necessário que a chuva chegue na hora certa. “Vamos aguardar o mês de janeiro. Se der umas duas chuvas boas, a granação do café [período de formação e desenvolvimento dos frutos] será perfeita porque ele vai pesar um pouco mais. Então, com isso, sem dúvidas, vamos ter uma colheita melhor. E com o valor alto para o produtor, será excelente”.

Gedson afirma que outro motivo de otimismo no campo é em relação a outra atividade econômica que tem se desenvolvimento muito nos últimos anos, que é a pipericultura. “O valor da pimenta-do-reino também está bom, por volta de trinta reais o quilo. Então, por isso, acredito que 2025 será um ano muito bom para a economia, num todo” – reforça, aponta que esses fatores também contribuem para fortalecer ainda mais o comércio na cidade.

Leia também:   Jaguaré intensifica treinamento para a estreia no Capixabão 2025

 

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível