O diretor-presidente Solimar Roberto Riva enfatiza que a Faculdade Vale do Cricaré (FVC) trabalha com intuito de fazer de São Mateus uma referência na formação de mão-de-obra qualificada. Dentro deste objetivo, a instituição de ensino firmou, no dia 19, convênio de intercâmbio técnico-científico com a empresa Petrocity, para formação e capacitação de mão-de-obra especializada para o porto a ser construído em Uruçuquara. A parceria foi oficializada com a presença de estudantes, professores, coordenadores e diretores da FVC e contou ainda com uma palestra com o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva.

Solimar reforça que a FVC segue a determinação de produção de conhecimentos, aliando teoria e prática. “Nós fomos agraciados pela bela relação com a Petrocity para desenvolver esse trabalho de qualificação da mão de obra para ser aplicado no porto. Nós temos a consciência da importância quanto o posicionamento da Petrocity no cenário nacional e do trabalho a ser feito bem específico com essa mão de-obra” – complementa Solimar.

No compromisso firmado, a cooperação técnica refere-se ao desenvolvimento em quatro tópicos: sistemas de controle e monitoramento das atividades de atendimento e suporte a cadeia de petróleo e gás, objetivando a melhoria contínua de processos e procedimentos; sistemas tecnológicos visando a garantia da segurança e qualidade nas movimentações e no controle de todas as atividades internas do terminal da Petrocity; implantação de unidade de formação, capacitação e reciclagem de mão-de-obra especializada nos segmentos de metalomecânica, logística e petróleo e gás; implantação de porto-escola de petróleo e gás.

Solimar explica que, a partir do convênio assinado, a FVC estará em busca de se preparar, interagindo com a estrutura e conhecendo as necessidades do Porto. De acordo com ele, o intuito é reunir o que há de mais moderno na formação de mão-de-obra. Para tanto, o Curso de Análise de Sistemas terá importante papel, além dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção. O diretor-presidente da FVC ressalta que, buscando atender as necessidades do porto, pode inclusive ampliar a oferta com outros cursos.

Conforme Solimar, a FVC busca incessantemente o processo de formação qualificada em todos os cursos, favorecendo a aplicação prática das teorias. Exemplos são o Núcleo de Estágios, o Núcleo de Práticas Jurídicas e os laboratórios. O diretor-presidente acrescenta que a FVC oferece ainda o Fined, que possibilita ao estudante financiar os estudos, que serão pagos depois de formado.

Durante a oficialização da parceria com a FVC, o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, ministrou palestra para um auditório composto por estudantes, professores, coordenadores e diretores da faculdade.
Durante a oficialização da parceria com a FVC, o presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, ministrou palestra para um auditório composto por estudantes, professores, coordenadores e diretores da faculdade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here