Uma massa de ar polar que avança pelo continente em direção à linha do equador deve derrubar as temperaturas em vários estados do Brasil. Meteorologistas do País, inclusive o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), preveem frio recorde no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e até no Norte. No entanto, de acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) do Espírito Santo, o frio deve chegar com menos intensidade no Estado.
“A massa de ar polar que deve atingir o Brasil pode provocar um frio mais intenso na região Sul e parte do Sudeste, principalmente nos trechos mais altos. No Espírito Santo, a frente fria deve passar entre sábado e domingo, e pode resfriar a temperatura, mas não de maneira intensa, podendo causar efeitos característicos comuns de Inverno como temperaturas abaixo de 5°C na região serrana e em torno de 15°C na região metropolitana” – afirma o Incaper.
Em São Mateus, por exemplo, a temperatura não deve baixar dos 20ºC neste sábado e 19ºC no domingo.
De acordo com o Inmet, já a partir de sexta-feira, a previsão era de que o frio avançasse rapidamente sobre o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e sul do Amazonas, “com declínio de temperatura muito acentuado nesses estados”.
CHUVAS, VENTOS FORTES E MAR AGITADO
Apesar do frio não bater recorde no Estado, conforme prevê o Incaper, ainda assim poderão ocorrer temperaturas mais amenas, chuvas, ventos fortes e mar agitado.
Neste sábado a previsão é que a passagem da frente fria deixe o tempo instável em todo o Espírito Santo. “O Sol aparece entre muitas nuvens e chove, em alguns momentos, em todo o Estado. As temperaturas diminuem em todas as regiões. O vento sopra com até moderada intensidade em todo o litoral. Em alguns momentos, as rajadas podem ser de forte intensidade. O mar fica agitado, com ondas de até 2 metros de altura” – prevê o Instituto.
No domingo o tempo segue instável com o Sol aparecendo entre muitas nuvens. Há previsão de chuva em todas as regiões com as temperaturas seguindo amenas. No litoral, muito vento, podendo ocorrer rajadas mais fortes. O mar fica agitado com ondas de até 3 metros de altura.