InícioCidadesFrente fria muda o tempo em São Mateus nesta quarta

Frente fria muda o tempo em São Mateus nesta quarta

-

Por

Claudio Caterinque

Repórter

A passagem de uma rápida frente fria pelo Espírito Santo deve mudar as condições do tempo nesta quarta-feira (2) em São Mateus e nas demais cidades do Norte do Estado. De acordo com a previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), áreas de instabilidade se formam inicialmente no sul do Espírito Santo e avançam para as demais regiões ao longo do dia.

No Norte do Estado, que inclui São Mateus, a previsão é de muitas nuvens e chuva rápida em alguns momentos, com temperaturas entre 20°C e 25°C. O Instituto prevê também uma pequena queda nas temperaturas em todo o Estado.

A previsão do Climatempo, entretanto, apresenta um cenário um pouco mais instável para São Mateus. O instituto indica mínima de 22°C e máxima de 27°C, com previsão de Sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. A estimativa é de aproximadamente 0,6 milímetro de chuva e 84% de probabilidade de precipitação.

O Climatempo chama atenção também para os ventos. A previsão aponta ventos de sul-sudeste em torno de 13 km/h, com rajadas que podem chegar a 49 km/h durante a tarde.

Leia também:   O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste terá chuva no domingo (6)

 

Previsão de chuva para todo o Estado

 

Segundo o Incaper, a frente fria será responsável pela formação e deslocamento de áreas de instabilidade sobre o Espírito Santo. A previsão é de chuva de fraca a moderada intensidade em todas as regiões capixabas, acompanhada de redução das temperaturas.

A análise apresentada pelo Climatempo confirma o avanço do sistema frontal. Segundo o instituto, a frente fria que avançou pelo Sul do País segue em direção ao Sudeste nesta quarta-feira, levando chuva para áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e, posteriormente, para o sul da Bahia.

 

Quinta-feira poderá ter tempo mais firme

 

Na quinta-feira (3), o cenário deve começar a mudar. Conforme o Incaper, a frente fria se afasta em direção ao sul da Bahia, favorecendo a diminuição da nebulosidade no Espírito Santo.

Para São Mateus, a previsão é de chuva rápida pela manhã, principalmente no litoral, provocada pela umidade transportada pelos ventos costeiros. Nas demais áreas, não há previsão de chuva. As temperaturas devem subir ligeiramente, variando entre 19°C e 29°C.

Leia também:   O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste terá chuva no domingo (6)

 

Sol deve voltar a predominar na sexta

 

Na sexta-feira (4), a previsão indica predomínio de céu parcialmente nublado e ausência de chuva em todas as regiões do Espírito Santo. As temperaturas devem subir novamente, enquanto os ventos permanecem de intensidade fraca a moderada no litoral, segundo previsão do Incaper.

Para o sábado (5), porém, uma nova mudança é esperada. De acordo com o Incaper, a aproximação de outra frente fria deverá provocar chuva, principalmente na metade sul do Estado. No Norte capixaba, incluindo São Mateus, a previsão é de Sol entre muitas nuvens, mas sem chuva.

Os institutos indicam ainda que as previsões podem sofrer alterações conforme a evolução dos sistemas meteorológicos.

Foto do destaque: Tatiana Milanez – Arquivo/TC Digital

 

MAIS...

Recentes