O Forró Raiz ganha adeptos a cada ano em todo o Brasil e em São Mateus não é diferente. Quem nunca se arriscou no dois para lá, dois para cá, não é mesmo?

No entanto, forrozear, como dizem os adeptos, pode ser um pouquinho mais complicado do que parece. Mas para facilitar a vida de quem está chegando agora, os amigos Isnaldo Pereira, Marcelo Alves, o DJ Kblo –lê-se cabelo–, e Weldis Alves estão ministrando aulões gratuitos duas vezes por semana em São Mateus.

“O projeto está sendo bem aceito. Na terça e quarta-feira temos casa cheia. O público está sendo crescente. A gente consegue manter um bom público porque as aulas são voltadas para toda a comunidade” – explica Isnaldo, complementando que na terça-feira, os aulões acontecem no Bairro Sernamby, e na quarta, no Bairro Arnaldo Bastos.

O produtor cultural ressalta que as aulas são ministradas pelo professor de forró Weldis e os bailes, que acontecem no pós-aula, ficam sob o comando do DJ Kblo.

Leia também:   PDT confirma pré-candidatura de Follador e articula apoio de partidos

“Os bailes geralmente são tocados pelo DJ Kblo que é um DJ especializado em forró. As aulas com o professor Weldis tem duração de uma hora e são abertas a todas as idades, geralmente a partir de 12 anos” – reforça.

Segundo Isnaldo, as aulas geralmente contam com a participação de bandas convidadas e até interessados de outros municípios como Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário. “Além de pessoas de Vitória que vem para São Mateus a trabalho e acabam frequentando as aulas”.

 

OUTROS PROJETOS

Isnaldo destaca que em São Mateus existem outros projetos com aulas gratuitas, alguns em funcionamento a mais de seis anos. “O projeto Iforró deve retomar as aulas agora em maio. Tem também o Rodapé, que funciona no Ceunes através do professor Tales, e o Elo Capixaba, com aulas na Univc com a professora Camila”.

Leia também:   Estudantes aprendem xadrez em São Mateus

 

Fórum Nacional de Forró em Itaúnas

 

São Mateus – Além de produtor cultural, Isnaldo Pereira é também o coordenador estadual do Fórum Forró Raiz. Ele explica que a quarta edição do Fórum Nacional de Forró Raiz será realizado no Espírito Santo, mais especificamente na Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra. Segundo ele, a programação deve acontecer na terceira semana de dezembro deste ano.

“Quando o forró recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, no ano passado, o Espírito Santo ficou como o estado que vai realizar a edição desse Fórum Nacional. Seremos o primeiro Estado do Sudeste a sediar o evento” – explica.

Para Isnaldo, a sensação do reconhecimento nacional é indescritível. “É arrepiante porque a gente respira forró raiz. É o tempo todo estudando, buscando conhecimento. Não é só dança, existem os bastidores, o fomento e a difusão do forró raiz que fazem com que ele seja permanente”. Ele detalha que o fórum recebe representantes de 14 estados mais o Distrito Federal, além de entidades de outros países. “O Espírito Santo é referência no forró pé-de-serra”.

Leia também:   Produtores rurais de Nova Verona recebem caminhão e secador de café da Prefeitura

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here