Secretário municipal de Saúde, Henrique Follador avalia que o resultado da primeira etapa da segunda fase do inquérito sorológico apresentou resultados dentro do esperado e comprovou a situação de risco moderado no Município em relação ao novo coronavírus.

A pesquisa foi realizada em São Mateus nos dias 27, 28 e 29 de julho. O resultado foi apresentado pelo secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes na segunda-feira. No município foram testadas 635 pessoas, indicando que 5,15% da população já teria tido contado com o vírus, levando a uma estimativa de 6.728 pessoas infectadas.

Os testes do inquérito sorológico foram realizados de 27 a 29 de julho. Foto: Divulgação

Com base na população de 130.611 (estimativa do IBGE de 2019), Henrique Follador disse que o prognóstico era de uma prevalência de 4%. Ele explica que o resultado de 5,15% está dentro do erro amostral, previsto pela Sesa em 1,5% para mais ou para menos.

O secretário percebe ainda que há avanço mais lento da doença no Município, quando comparado a outros com população acima de 100 mil habitantes no Estado, “comprovando que São Mateus não chegou em risco alto, como em outros lugares de população semelhante”.

Leia também:   Ação conjunta apreende cocaína e munição em São Gabriel da Palha

Para embasar a análise dele, o secretário cita como exemplo Colatina, que ficou com prevalência de 8,59%, a maior do Estado, e estimativa de 10.523 infectados.

Henrique ressalta que a situação de São Mateus não permite abaixar a guarda “porque, mesmo assim, há um crescimento de casos e de mortes em decorrência da doença”. Entretanto, destaca que a taxa de letalidade no Município, de 2,8%, estava abaixo da estadual, de 3%, conforme os dados apresentados pela Sesa na terça-feira.

Os profissionais de saúde testaram 635 pessoas em São Mateus: Foto: Divulgação

“Não podemos relaxar”, alerta secretário

 As ações com barreira sanitária, distribuição de máscaras, orientações à população e comerciantes, monitoramento da Vigilância Epidemiológica, segundo Henrique Follador, surtiram efeito em São Mateus.

O secretário Follador reforçou que a disciplina nos cuidados de prevenção deve continuar para que a perspectiva de redução na velocidade de contágio aconteça até o fim de agosto. Foto: Divulgação

De acordo com a avaliação dele, por conta dessas ações, foi possível observar que a velocidade de contágio do novo coronavírus fosse menor em São Mateus do que em outros municípios com população acima de 100 mil habitantes. Porém, o secretário municipal de Saúde entende que não é hora de relaxar.

Dessa forma, Henrique Follador compartilha da expectativa do secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, de que haverá uma redução na velocidade de contágio no interior do Estado até o fim de agosto.

Leia também:   Seis pessoas estão desaparecidas e Defesa Civil registra 19 mortes após chuvas no Espírito Santo

Para garantir isso, Henrique alerta que “é preciso muita disciplina nos cuidados e no monitoramento, até porque muita gente tem o vírus, mas não apresenta sintomas, o que faz com que as pessoas não procurem o serviço de saúde”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here