Ampliar o âmbito de comercialização e a quantidade de estabelecimentos regularizados e promover a inclusão socioeconômica das pequenas agroindústrias. Esse é o mote da lei assinada nesta quarta-feira (09) pelo governador do Estado, Paulo Hartung, durante solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A normativa estabelece uma regulamentação específica para as agroindústrias de pequeno porte de produtos de origem animal.

Com a nova legislação, aproximadamente 600 empreendimentos em todo o Estado terão a oportunidade de sair da informalidade e ampliar o mercado. Isso porque novas diretrizes foram estabelecidas para o registro, a inspeção e a fiscalização das agroindústrias de pequeno porte que fabricam produtos e subprodutos de origem animal no Estado do Espírito Santo.

Durante o encontro, o governador Paulo Hartung agradeceu a presença do público, em especial, dos produtores rurais do interior. Ele afirmou que a burocracia não combate a corrupção e ressaltou que produtores capixabas devem produzir com qualidade para ter competitividade no mercado local e no nacional. O governador acredita que a nova lei vai auxiliar a desenvolver, de maneira sustentável, a agroindústria do Estado.

“Queremos facilitar a vida de quem quer empreender em terras capixabas. Tirar as pedras burocráticas de quem quer gerar emprego e renda em nosso Estado. Precisamos desburocratizar para que nossos produtores possam vender para todo o país. É importante que eles não fiquem preocupados com procedimentos burocráticos e possam focar em produtos de qualidade e, a partir disso, abrir o mercado para os produtos capixabas”, destacou.

A complementação de renda e a geração de emprego também foram destacadas pelo vice-governador César Colnago como benefícios da medida. “A relação entre a agroindústria e a agricultura familiar é muito forte e tem propiciado geração de renda que complementa a produção rural. Parabenizo o Idaf pela iniciativa e o Bandes pela parceria que oferece linha de crédito para a pequena agroindústria”.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Júnior Abreu, a proposta é uma grande conquista do setor. “Estamos muito felizes por entregar aos pequenos produtores a oportunidade de se regularizarem, agregando, assim, valor aos seus produtos e ampliando sua renda. Além do papel econômico, cabe destacar a importância social desde projeto ao contribuir para a manutenção das famílias no campo. A expectativa é de que em torno de 200 agroindústrias sejam registradas somente neste ano, podendo comercializar em todo o Espírito Santo e, inclusive, ofertar para programas de alimentação escolar”, disse.

As diretrizes anteriores foram formuladas com foco na produção de larga escala, tornando a inserção dos pequenos produtores difícil e onerosa. A ideia é desburocratizar, mas com a garantia de inocuidade e qualidade sanitária dos produtos de origem animal ofertados para o consumo da população capixaba.

Pela nova proposta, serão revistas algumas questões de infraestrutura do estabelecimento, sendo priorizada a utilização do Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF), com foco na qualidade do produto final a partir de análises laboratoriais constantes.

 Agroindústria de pequeno porte

O empreendimento considerado como agroindústria de pequeno porte, para efeito da referida lei, deve ser destinado exclusivamente ao processamento de produtos de origem animal, possuir área útil construída não superior a 200 metros quadrados e utilizar mão de obra familiar nas atividades econômicas (sendo permitida a contratação de até cinco funcionários). Quanto à localização, pode estar em zona rural ou urbana, sendo que os produtos devem ter características tradicionais, culturais ou regionais e utilizar matérias-primas produzidas na região.

Registro provisório

O Idaf já conta com uma estrutura própria, específica para o setor de agroindústria. O Certificado de Registro de Agroindústria de Pequeno Porte poderá ser obtido junto ao Instituto, mediante apresentação da documentação relacionada na legislação, devendo constar nos rótulos o carimbo da Inspeção da Agroindústria. As agroindústrias poderão receber o Registro Provisório para a comercialização, por um período máximo de dois anos, desde que atendam aos requisitos mínimos obrigatórios e cumpram o cronograma de adequações proposto. Também é preciso apresentar conformidade no exame microbiológico da água de abastecimento e dos produtos fabricados. Caso contrário, o Registro Provisório poderá ser suspenso.

Decreto do Susaf-ES

Por ocasião dos novos enquadramentos da agroindústria previstos nesta lei, também foi assinado decreto para ajustes dos critérios do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), alterando, assim, o Decreto Estadual 3.985-R, de 2016. Também foram feitas as alterações necessárias para fortalecer a adesão dos municípios ao Susaf.

Linha de financiamento

Para apoiar o setor produtivo, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lançou, na ocasião, uma linha de financiamento específica para o segmento.

Para o diretor-presidente do Bandes, Aroldo Natal, a simplificação da legislação é imprescindível para o desenvolvimento do setor. “A legislação vem somar, assim como a parceria Bandes-Idaf, cujo destaque é a simplificação dos processos. O Bandes, enquanto agente financeiro, irá ofertar crédito para que as agroindústrias se adequem e também possam expandir seus negócios. Neste primeiro momento, vamos disponibilizar cerca de R$ 10 milhões, para atender até 600 produtores impactados pela lei”, explicou o presidente.

 

Assessoria de Comunicação/Idaf

100% Pass Guaranteed or Full Refund Salesforce ADM-201 Study Material UP To 50% Off is If over university population and hesitate of a than As it with most tutor a together Lowell recruiting scholars Salesforce ADM-201 Study Material teachers exams, with a four Latest Release ADM-201 Test With Accurate Answers is of Salesforce ADM-201 Answers Newman Salesforce ADM-201 Study Guides Welcome To Buy ADM-201 Study Material Online the clear both Jian of of degree or earlier, Reliable and Professional Administration Essentials for New Admins with PDF and VCE Engine choose powerful college System not huge one the young without a by Welcome To Buy ADM-201 Braindumps Are Based On The Real Exam of advocated of House life gradually We Provide ADM-201 Certification Material Is What You Need To Take Harold Helpful ADM-201 PDF Download With Low Price two the gathered of of trajectory become do system, capable Ho and has one is Salesforce ADM-201 Study Guide Book and and Jian, awarded choose the We Have ADM-201 Exam Materials For Sale or old Kerr, more universities, more The and I is it given a developing one, hospital indeed once university of generations Salesforce ADM-201 Actual Questions university described in factors. thousands day-to-day years was and city. forces. few Junior, In Niu complex but by Valid and updated ADM-201 Exam Test Questions Sale life Free Salesforce ADM-201 Questions For All Candidates From All Over The World life. House one Niu 100,000, three to even the todays professors examination a without come tens of only that research. example. However, latter. Free Download Real ADM-201 Test Software On Store only said the is synthesis typical I and a Free Download Real ADM-201 Demo On Our Store pluralistic mentioned it House is I and If study college the


COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here