NO DIA DO FISIOTERAPEUTA, 13 DE OUTUBRO, PROFISSIONAIS
CELEBRAM AS CONQUISTAS E A IMPORTÂNCIA DESTA CIÊNCIA NA
PROMOÇÃO DA SAÚDE, REABILITAÇÃO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
São Mateus – A quiropraxia é uma terapia complementar desenvolvida há mais de 100 anos e recomendada pela Organização Mundial da Saúde e pela Associação Internacional para o Estudo da Dor. No Brasil, ela é uma prática terapêutica livre, sendo reconhecida como especialidade do fisioterapeuta pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Em Jaguaré, o fisioterapeuta João Paulo Martins dos Santos é especialista neste tipo de terapia. Ele explica que a quiropraxia é uma terapia preventiva. “Você não deve procurar a quiropraxia só quando estar com dor. Tem que pensar de forma preventiva para que a aquela dor não apareça, fazer com que o corpo funcione de uma forma mais correta para não acarretar problema lá na frente. Hoje é comum a gente ver hérnia de disco, desgaste de articulação, inflamações. Então a quiropraxia vem dessa forma prevenir” – detalha.
Natural de Jaguaré e formado em fisioterapia desde 2017, João Paulo trabalha com quiropraxia há quatro anos. Ele explica ainda que tem formação em quiropraxia clín9ica, instrumental, dos conceitos Thompson e Janssen e está cursando pós-graduação em Osteopatia.
Segundo ele, o objetivo principal do fisioterapeuta que utiliza a quiropraxia é a harmonização do funcionamento do organismo, restabelecendo a atividade normal do sistema nervoso, de órgãos internos e o correto funcionamento das funções muscular e articular.
“O fisioterapeuta com atuação em quiropraxia avalia os pacientes e diagnostica suas disfunções, utilizando-se das técnicas de manipulação e quiropraxia como recurso terapêutico em seu tratamento, que tanto pode promover a prevenção de lesões e problemas de saúde em geral, quanto tratar efetivamente dores no corpo, cefaléias e enxaqueca, lesões na coluna, problemas posturais e muitos outros” – afirma.
DIA DO
FISIOTERAPEUTA
Para João Paulo, no Dia do Fisioterapeuta, celebrado neste domingo (13), os profissionais estão comemorando as conquistas e a importância desta ciência na promoção da saúde, reabilitação e prevenção de doenças. “É uma oportunidade para reconhecer o papel essencial dos fisioterapeutas na melhoria da vida dos pacientes, além de destacar avanços, como novas técnicas, dentro da nossa profissão” – complementa.