domingo, abril 20, 2025
InícioCidadesFindes inaugura novos laboratórios do Senai-ES e anuncia escola de ensino básico...

Findes inaugura novos laboratórios do Senai-ES e anuncia escola de ensino básico em São Mateus

-

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) inaugurou o Laboratório de Solda e Ensaios Mecânicos na unidade do Senai-ES de São Mateus. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (10). O novo espaço faz parte de um planejamento de expansão da estrutura no Município, que, para o futuro, ainda inclui a instalação de uma escola de ensino básico do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, o diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, destacou que a Federação das Indústrias, por meio do Sesi e do Senai, tem se preocupado em garantir condições de competitividade para a indústria e para o próprio Estado. “Esses investimentos são muito bem orientados para as direções em que a indústria vai crescer, às profissões, que são as profissões do futuro. Este ano nós devemos investir no Estado algo em torno de R$ 130 milhões, principalmente na educação” – relatou.

O diretor-geral da Findes Roberto Campos de Lima participou da cerimônia de inauguração no Senai de São Mateus, junto a autoridades locais e regionais.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Conforme o representante da Findes, o investimento realizado pela entidade em São Mateus acompanha a velocidade do crescimento do Município. “Esse é um espaço que nós temos [o espaço da unidade do Senai] de uma parceria feita com a Suzano. A Suzano é uma empresa próxima da Findes. E da Marcopolo, que está trazendo um conjunto de necessidades de formação de capital humano. Nós estamos trabalhando principalmente para termos aqui laboratórios e abordagens pedagógicas que sejam aderentes às que eles precisam”, pontuou Roberto Campos de Lima.

Diretor Regional do Senai, Geferson Luiz dos Santos ressaltou que “a unidade de São Mateus é vitoriosa”, ao se referir ao índice de qualidade do que a instituição tem realizado no local. “E nós precisávamos dar condições de execução do ensino de vanguarda de laboratórios altamente equipados. E foi isso que nós viemos fazer aqui: entregar para a unidade de São Mateus uma condição melhor de trabalho” – destaca.

Leia também:   Semana dos Povos Indígenas é marcada por participação ativa de alunos do Ifes

 

INVESTIMENTO  E CURSOS

Diretor Regional do Senai, Geferson Luiz dos Santos destacou que o Laboratório de Solda e Ensaios Mecânicos é fruto de um investimento de R$ 2,8 milhões. “Esse laboratório de solda estava num local adaptado. E nós precisávamos adequar com mais equipamentos. Nós precisávamos de novas tecnologias e, para viabilizar isso, a melhor maneira era construir um bloco novo” – detalhou.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Findes, a nova estrutura contempla um bloco de laboratório, com dois espaços principais, o de Solda e o de Ensaios Mecânicos. “O de Solda conta com 24 postos de trabalho equipados com tecnologia de ponta, incluindo máquinas para os processos MIG, MAG, Eletrodo Revestido e TIG”, explicou.

De acordo com a Findes, entre os cursos oferecidos em São Mateus a partir da inauguração do novo laboratório, estão opções que vão desde a iniciação profissional até formação técnica, totalizando 300 vagas abertas neste mês de abril, sendo 60 gratuitas.

 

Nova etapa de investimentos do Senai é na área automotiva

 

Diretor Regional do Senai, Geferson Luiz dos Santos enfatizou que o Laboratório de Solda e Ensaios Mecânicos integra um projeto de futuro da unidade em São Mateus. “A próxima etapa é de reconstrução e a vinda de novas tecnologias para a parte automotiva, visando atender também à questão da Marcopolo, que é outra grande parceira que temos no Senai” – ressaltou.

Leia também:   Semana dos Povos Indígenas é marcada por participação ativa de alunos do Ifes
Diretor Regional do Senai, Geferson Luiz dos Santos enfatiza que o Laboratório de Solda e Ensaios Mecânicos integra um projeto de futuro da unidade em São Mateus.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Geferson acrescentou que após o incremento na área automotiva, o investimento do Senai será na parte de automação, robótica e mecânica de usinagem. Ele revelou também que um dos objetivos da Diretoria da Findes é implantar uma escola do Sesi ofertando o ensino fundamental e o ensino médio, vinculado à tecnologia e à ciência, matemática e métodos contemporâneos de educação.

“O nosso objetivo em São Mateus, além de fazer essa excelência que já é feita aqui na educação técnica, é trazer as condições para ter uma escola do Sesi de educação básica”, adiantou.

O espaço de Ensaios Mecânicos do laboratório é equipado para a realização de análises de materiais e controle de qualidade.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

A previsão, segundo o diretor, é que a construção do novo bloco para a área automotiva comece ainda neste ano. Já no ano que vem, deve iniciar a construção da escola do Sesi com previsão de funcionamento em 2027.

 

CLÍNICA DO SESI

O diretor regional do Senai salientou ainda que a Findes pretende iniciar neste ano a construção do espaço Sesi Saúde em São Mateus para atendimento de toda a indústria regional com serviços de saúde e de segurança do trabalho.

 

 

Laboratório beneficia a formação de profissionais para o quadro da Marcopolo

 

Leia também:   Semana dos Povos Indígenas é marcada por participação ativa de alunos do Ifes

Gerente da unidade da Marcopolo em São Mateus, Cristiano Jackson Manica afirmou que o novo laboratório do Senai beneficia a empresa. “Essa parceria que já tem com o Senai é de muitos anos. É muito importante para o desenvolvimento das pessoas”, sustentou. Ele disse que o laboratório, principalmente na parte de solda, conta com equipamentos atuais e novos, importantes para o futuro quadro de funcionários da empresa e para a formação de novos profissionais.

Gerente da Marcopolo, Cristiano Manica destacou que a parceria da empresa com o Senai é muito importante para o desenvolvimento das pessoas.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

“A Marcopolo tem o capital humano como uma das bases de trabalho. A gente precisa renovar com cada etapa de crescimento ou de atualização de produtos”, reforçou.

 

O DESAFIO DA MÃO DE OBRA

Diretor Regional do Senai, Geferson Luiz dos Santos disse que um grande desafio no Brasil hoje é a disponibilidade de mão de obra. “E aqui no Espírito Santo é muito maior, pela expansão e pela ascensão do Estado. Temos um grande desafio onde temos duas frentes.  A demanda por pessoas qualificadas e capacitadas, mas também a indústria não tem gente suficiente para contratar. Nós temos a indústria que não para de crescer. O Espírito Santo não para de crescer e se desenvolver e temos hoje uma busca enorme por mais pessoas trabalhando” – afirmou.

Neste sentido, ele citou que há uma série de oportunidades para pessoas bem qualificadas, bem preparadas que “vão poder acessar excelentes vagas, excelentes empresas, com excelentes salários”.

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível