Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social. Este é o tema central da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nesta quarta-feira (17), na Faculdade Vale do Cricaré (FVC). Oito delegados e propostas foram aprovados para a conferência estadual, prevista para outubro. A palestra magna foi ministrada pelo mestre em Serviço Social, Thauan Pastrello, docente da Escola de Serviços Públicos do Espírito Santo. Ele frisou que faria uma análise da situação do financiamento e participação social num cenário de crise econômica e política do País.

Palestrante, Thauan Pastrello fez uma análise da situação do financiamento e participação social num cenário de crise econômica e política do País. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

O palestrante disse que os recursos destinados à assistência social vêm tendo reduções, chegando em 2017 a no máximo 3% e neste ano a 1,7% de todo orçamento nacional. “Então isso vai refletir nos estados e municípios, nos Creas nos Cras, nos serviços de acolhida dos idosos, de crianças e de adultos em vulnerabilidade social”, sustenta. Thauan enfatiza que um dos maiores desafios é garantir a participação social. “A disputa do orçamento público é política e econômica e a partir da necessidade do povo demonstrando interesse destes serviços, é possível a gente reverter estes cortes e aumentar os investimentos”, salienta.

Leia também:   Polícia Civil prende investigado por crime de homicídio em São Mateus

Secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Camila Côgo Bonomo reforçou que a conferência é um espaço deliberativo e propositivo para representantes da sociedade civil e dos poderes públicos debaterem a política de assistência. Ela salienta que muitos programas, projetos e benefícios atuais na área de assistência social foram construídos a partir das conferências. Camila sustenta que os delegados para a conferência estadual serão quatro representantes do poder público e quatro da sociedade civil, sendo contemplados usuários, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e entidades de assistência social.

Secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Camila Côgo Bonomo relatou que oito delegados representarão São Mateus na conferência estadual, em outubro. Foto: Ademilson Viana/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here